Instituição quer fomentar reintegração destes cidadãos
Porto, 10 jul 2013 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai oferecer 25 horas de formação aos sem-abrigo do Porto, entre julho e setembro, num curso que se propõe fazê-los assumir o papel de guias turísticos.
“Trata-se de uma iniciativa que visa fomentar a reintegração de cidadãos nesta situação, capitalizando o conhecimento profundo que têm da cidade em prol de turistas e residentes”, refere um comunicado da UCP, enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Através do projeto ‘Welcome Home’ (bem-vindo a casa), cinco sem-abrigo da Invicta terão oportunidade de integrar uma formação com vista à sua empregabilidade e reintegração social, depois de uma primeira etapa em que foram planeados os percursos e os conteúdos históricos e culturais.
A apresentação do primeiro módulo de formação – “Hospitalidade e experiencia turística” – terá lugar hoje nas instalações da UCP/Porto (Campus Foz), às 18h00.
Na sessão de apresentação estarão os cinco sem-abrigo, Joaquim Azevedo (Presidente da Católica Porto), Alfredo Baptista (coordenador da Welcome Home) e toda a equipa de formadores.
“Acolhimento Interpessoal e Comunicação Humana” e “Roteiros de Hospitalidade” são os outros módulos que completam a formação.
A coordenação do curso está a cargo de Isabel Baptista, do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano – Linha de Pedagogia Social/Hospitalidade Urbana da UCP.
A exposição fotográfica ‘Rota da Mudança’ foi a primeira etapa desta iniciativa e desafiou os sem-abrigo a captar a vida urbana portuense através da fotografia.
CP/OC