Porto, 21 nov 2023 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) polo do Porto organiza hoje uma conferência de encerramento dos 20 anos da ‘CAtólica Solidária’ (CASO).
“Refletir sobre o contributo das experiências de voluntariado do ensino superior” é um dos objetivos da conferência de encerramento dos 20 anos da CAtólica SOlidária (CASO), um programa de voluntariado criado pela UCP no Porto.
Um evento que vai contemplar a apresentação do estudo “Impactos percebidos da experiência de voluntariado dos estudantes e alumni da UCP: Os 20 anos da CASO” e onde vão ser realizadas duas mesas redondas sobre “Uma Universidade comprometida: Aprender com e na Comunidade” e “Voluntariado Transforma para a Vida – A Voz dos dados”, e que terminará com uma cerimónia de compromisso de mais de 100 estudantes.
“Acreditamos que o voluntariado é transformador de vidas. Os alunos muitas vezes testemunham que, através do voluntariado crescem e desenvolvem competências,” indica Carmo Themudo, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP).
Ao longo dos 20 anos de atividade da CASO, totalizaram-se 1500 voluntários e 65 mil horas de voluntariado em diversas instituições: centros sociais, escolas, lares, associações de apoio à deficiência, museus, centros comunitários, entre outros.
A CASO abre uma porta para mundos “completamente diferentes oferecendo aos participantes uma experiência de vida emocional, intelectual e de dinâmica que se mantém e se manterá para o resto da vida”.
A Católica Solidária – CASO – integra-se na Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e oferece, desde 2002, experiências de voluntariado, a toda a comunidade académica, sobretudo a estudantes, mas também a colaboradores docentes e não-docentes e a alumni.
LFS
Solidariedade: «Aprendemos muito mais com o voluntariado do que damos»- Isabel Madureira