Porto, 16 dez 2022 (Ecclesia) – A Torre dos Clérigos, no Porto, inaugurou “um novo espaço”, chamado ‘Sala Legado dos Presidentes’, onde estão patentes “apontamentos, curiosidades e elementos importantes” dos presidentes daquela irmandade.
“Naquele espaço pretende-se dar alguma solenidade, leitura e conteúdos das peças” para os visitantes perceberem a história daquela instituição, disse à Agência ECCLESIA o padre Manuel Fernando, presidente da Irmandade dos Clérigos.
A sala tem o objetivo de dar a conhecer a todos, os principais presidentes da Irmandade dos Clérigos desde a sua origem bem como o acervo adquirido pelos mais recentes presidentes da instituição, D. Américo Aguiar, mandato entre 2011 e 2020, e o padre Manuel Fernando, na presidência desde 2020.
O visitante pode visualizar também “o primeiro filme publicitário feito nos Clérigos, de 1917” e “o anel e a cruz peitoral do D. Américo Aguiar, anterior presidente da Irmandade”.
Nesta sala, o visitante vai poder apreciar a Torre dos Clérigos em cristal e em filigrana, o “Catálogo e História dos Bispos do Porto” de autoria de D. Rodrigo da Cunha e publicado em 1623, uma réplica da chave da Torre dos Clérigos oferecida ao presidente da Câmara Municipal do Porto em 2015 e, entre outras peças, a pintura «Vista do Porto» pela mão do compositor do hino de Portugal, o português Alfredo Keil.
Através de uma “narrativa muito objetiva”, a Irmandade dos Clérigos pretende “ter uma ação pedagógica junto daqueles que visitam” aquele monumento emblemático da cidade do Porto.
LFS/OC
Natal: Torre dos Clérigos apresenta presépios inspirados na figura do Bom Pastor