Porto: Torre dos Clérigos divulga «boas práticas» sobre «acessibilidade para todos»

Irmandade associa-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo

Porto, 27 set 2016 (Ecclesia) – A Torre dos Clérigos comemora hoje o Dia Mundial do Turismo divulgando as melhores práticas que todos os equipamentos turísticos devem ter em matéria de acessibilidade para todos, com uma visita ao monumento portuense.

“O elemento diferenciador é de facto a Sala A+ localizada no 4.º andar. No interior deste espaço os turistas poderão ver imagens em tempo real, capturadas por câmaras posicionadas no cimo da torre, dando a sensação que estão no topo do edifício”, destaca a Irmandade da Torre dos Clérigos.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os responsáveis pelo edifíocio informam que vão celebrar o Dia Mundial do Turismo com uma visita organizada com as startups Green Stays e Places 4 All, respetivamente um “projeto que promove o Turismo Sustentável em Portugal” e “um sistema de classificação de acessibilidade universal”

Com esta ação a irmandade e as empresas pretendem “sensibilizar todos os agentes turísticos” para a necessidade de existirem cada vez mais espaços e destinos de “fácil acesso”.

“[A Torre dos Clérigos] desde dezembro do ano passado se tornou acessível a pessoas com mobilidade reduzida, em 87 % do percurso”, assinala o comunicado sobre o monumento equipado com rampas e com elevador que torna “possível percorrer os pisos onde se localiza o Acervo da Irmandade e a Coleção Christus”.

O Dia Mundial do Turismo é celebrado pela Organização Mundial do Turismo, desde 1980, e para este ano foi escolhido o tema ‘Turismo para todos – promover a acessibilidade universal’.

Para a Irmandade da Torre dos Clérigos, criar um turismo mais acessível para todos “é apostar num ambiente que se preocupa com o bem-estar de toda a população” não só com as pessoas portadoras de deficiência mas também com “os mais idosos e com as famílias que viajam com crianças”.

“Atualmente viajam por todo o mundo cerca de 1,2 mil milhões de pessoas, é cada vez mais importante que o turismo seja de todos e para todos”, conclui o comunicado.

CB

Partilhar:
Scroll to Top