Porto: Torre dos Clérigos com novas iniciativas para atrair visitantes

Exposição com 400 Cristos, divulgação do Arquivo e «Verão Fora de Horas» são propostas para comunidade local e turistas

Porto, 29 jun 2015 (Ecclesia) – A Irmandade dos Clérigos aposta na oferta cultural diversificada para atrair visitantes e esta segunda-feira vai disponibilizar o arquivo, com “mais de 200 anos”, e inaugurar no seu museu a coleção ‘Christus’, com 400 peças de arte sacra.

“Retrata a história da vida de Cristo e como é que as civilizações também retratavam Cristo crucificado através de peças em marfim, madeira desde o século XII até aos séculos XVIII-XIX”, revelou António Tavares, gestor de projeto da Irmandade dos Clérigos.

À Agência ECCLESIA, o responsável explicou que o museu da Torre dos Clérigos tem três salas temáticas onde vai estar exposta a coleção ‘Christus’ que apresenta “Cristos crucificados com braços abertos em diferentes posições”, fruto da doação de um particular.

Este espaço de exposição foi criado durante as obras de renovação realizadas em 2014.

Também hoje, dia de São Pedro, vão ser apresentados os resultados do projeto de organização, digitalização, descrição e divulgação online do Arquivo da Irmandade dos Clérigos do Porto.

A sessão tem início marcado para as 18h00, na igreja dos Clérigos.

Ainda neste dia, a Torre dos Clérigos abre ao público, de forma gratuita, mediante inscrição prévia, “sujeita a confirmação e disponibilidade”, através do endereço de email 250@torredosclerigos.pt.

Verão Fora de Horas’ é outra novidade que os responsáveis prepararam para a programação destas semanas, com duas modalidades, o ‘Pôr-do-Sol’ e o ‘By Night’.

Neste contexto, os Clérigos abrem as portas para que grupos organizados possam “admirar” a cidade com uma vista de 75 metros de altura.

‘Sinta-se um privilegiado e desfrute dos Clérigos’, escreve a Irmandade sobre esta iniciativa que se realiza pela primeira vez.

“Queremos promover junto da comunidade local mas também dos turistas”, precisou António Tavares.

Segundo a Irmandade dos Clérigos, anualmente mais de 200 mil pessoas visitam este monumento na cidade do Porto.

LFS/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top