Porto, 12 dez 2012 (ECCLESIA) – A Irmandade da Torre dos Clérigos apresentou hoje no Porto o programa de celebrações dos 250 anos deste monumento, que se assinalam ao longo de 2013, incluindo obras de recuperação e requalificação do edifício e da igreja anexa.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo padre Américo Aguiar, juiz-presidente da Irmandade, são lembrados os protocolos assinados com a Câmara do Porto e a Direção Regional de Cultura – Norte que visam o “reforço de um polo de turismo cultural de arquitetura do Porto”.
As iniciativas vão também procurar “recuperar a história e as memórias relacionadas com a Torre dos Clérigos, considerada interna e externamente como o principal ex-líbris da cidade” e “chamar a atenção das instituições públicas e privadas para a importância da manutenção do seu principal património”.
A Torre, uma obra projetada pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni (1691-1773), começou a ser construída em 1732 e ficou concluída em 1763; tem 76 metros de altura que podem ser subidos pelos visitantes através de uma escada em espiral com 240 degraus, num edifício que já foi o mais alto de Portugal.
O edifício é um monumento nacional desde 1910 e, em simultâneo, está inserido na zona classificada como Património da Humanidade.
LFS/OC