Imagem destaca imagem com «pronúncia do Norte», num dos símbolos da cidade
Porto, 19 jul 2024 (Ecclesia) – A Irmandade dos Clérigos apresentou a “nova marca” do monumento, um símbolo da cidade do Porto, criado por Nicolau Nasoni no século XVIII.
“A universalidade e transversalidade da nova imagem para todas as gerações é uma grande conquista. Queremos que a Torre dos Clérigos seja, cada vez mais, percecionada enquanto um espaço que está ao acesso de todos, todos, todos”, refere o padre Manuel Fernando, presidente da Irmandade, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A sessão de apresentação, na tarde de quinta-feira, contou com uma cerimónia institucional na Igreja dos Clérigos, durante a tarde, e um espetáculo noturno de videomapping e lasers acompanhado, pelo DJ Padre Guilherme.
António Tavares, diretor-executivo da Torre dos Clérigos, explica que “a decisão de realizar este rebranding foi motivada pela necessidade de refletir sobre a evolução e a modernização que a Torre dos Clérigos tem vivido nos últimos anos, especialmente após a significativa reabilitação completada precisamente há uma década”.
Sobre a nova imagem, o responsável acrescenta que “as 77 circunferências representam o palpitar do coração que, por sua vez, pretende refletir a vida”.
“A vida dos que cá trabalham, dos que nos visitam e dos que vivem na cidade. Esta nova imagem reflete uma Torre com pronúncia do Norte”, indica.
O comunicado de imprensa sublinha que o logótipo é “resultado de muitas horas de análise e pesquisa aprofundada sobre os 260 anos da Torre dos Clérigos.”
“Procuramos transmitir a ideia de que esta é mais que uma torre de pedra, é uma pedra preciosa no coração da cidade. Todos os elementos ao seu redor estão vivos e em perpétua sintonia, melodia e movimento”, explica Ricardo Daniel, autor do logótipo que passa a representar a Torre dos Clérigos em eventos, materiais promocionais e merchandising.
A Torre dos Clérigos, conjunto arquitetónico que é o ícone da cidade do Porto, entra numa nova fase da sua existência através de uma nova marca, que inclui um logótipo mais arrojado, dinâmico e inspirado na sua ligação à cidade e às pessoas do Porto”.
A cerimónia institucional contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo; do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha; e do presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, entre outros.
O evento incluiu a assinatura de um protocolo de cooperação com a CCDR-N para a “Conservação, Restauro e Valorização da Igreja e da Torre dos Clérigos” e ainda a inauguração de um mural, elaborado por Marta Vilarinho de Freitas, com dez frases de dez personalidades que contribuíram para a consolidação da Torre dos Clérigos enquanto monumento de referência da cidade.
OC