Porto: Seminário de Nossa Senhora da Conceição vai entrar em obras «volumosas» e «urgentíssimas»

Nota pastoral do bispo diocesano revela que, neste ano académico, os seminaristas vão ficar na Casa Diocesana de Vilar

Porto, 08 set 2002 (Ecclesia) – O bispo do Porto, D. Manuel Linda, escreveu uma nota pastoral onde revela que o seminário da Nossa Senhora da Conceição vai entrar em obras, “volumosas” e “urgentíssimas”, e que o ano académico vai acontecer na Casa Diocesana de Vilar.

“Para dotar o Seminário de condições normais de habitabilidade, melhorar a acessibilidade, mormente por parte de sacerdotes mais idosos que lá realizam a formação contínua, recuperar as partes degradadas, reequacionar as instalações de forma a servir as Dioceses do Porto, de Vila Real e de Coimbra, como está a acontecer”, escreve o prelado.

O bispo do Porto defende ainda a necessidade de “consolidar a segurança do edifício, dotá-lo de maior eficiência energética e dissimular a fealdade do pequeno ring e edificado dos anos cinquenta”.

“Tenho o prazer de informar a Diocese que vamos realizar obras volumosas. Mas que são urgentíssimas”, indica.

Na nota intitulada “Um Seminário renovado para uma Diocese em renovação”, D. Manuel Linda refere que a abertura do seminário, “neste ano académico, já acontecerá na Casa Diocesana de Vilar, local onde ficará instalado até à conclusão das obras e consequente seu regresso às atuais instalações”.

D. Manuel Linda aponta ainda que o “Conselho Presbiteral aprovou esta remodelação, com notório entusiasmo”, bem como a “Direção-Geral do Património Cultural deu o seu parecer favorável e a “Câmara Municipal do Porto já aprovou o projeto”.

“Neste momento, trabalha-se nas diversas especialidades, indispensáveis para a obtenção da licença de construção e para a elaboração do caderno de encargos”, acrescenta.

SN

Partilhar:
Scroll to Top