Porto: Semana de estudos contribui para «preservação, estudo e difusão do Canto Gregoriano»

Iniciativa decorre em Vila Nova de Gaia até ao próximo domingo, animada por concertos, conferências e exposições

Lisboa, 31 ago 2011 (Ecclesia) – O concelho de Vila Nova de Gaia, na diocese do Porto, transformou-se até ao próximo domingo num local privilegiado para estudantes e curiosos da música erudita, com a realização da 15ª Semana de Estudos Gregorianos.

Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Centro Ward de Lisboa – Júlia d’Almendra que, de acordo com o site oficial daquela entidade, tem como principal objetivo “contribuir para a preservação, estudo e difusão do Canto Gregoriano”, classificado pelo Papa Pio X como “supremo modelo da Música Sacra”.

Com o apoio da Fundação Conservatório Regional de Gaia e a participação de “especialistas portugueses e estrangeiros”, alunos vindos de todo o país estão a ter a oportunidade de aperfeiçoar os seus conhecimentos.

Entre os diversos cursos de foram postos à disposição das pessoas, encontram-se três níveis de canto gregoriano, do inicial ao especializado; módulos de “preparação de cantores e diretores de coros litúrgicos; e aulas para “organistas profissionais nas vertentes de acompanhamento do canto litúrgico e repertório de concerto”.

Foram abertos também cursos de preparação musical e pedagógica, direcionados a educadores de infância, “com vista ao ensino da Música a crianças em idade pré-escolar e escolar”, pode ler-se ainda na página de internet do Centro Ward de Lisboa.

Para animar esta semana de estudos, a organização tem estado a promover diversos concertos, conferências e exposições, com destaque para uma mostra sobre o “passado e o presente” desta Semana de Estudos Gregorianos, disponível a partir de hoje na Casa-Museu Teixeira Lopes.

De acordo com o programa, os eventos que compõem esta 15ª Semana de Estudos Gregorianos são acolhidos por diversas entidades religiosas e educativas do concelho de Nova de Gaia.

Entre eles, contam-se o Seminário Redentorista de Cristo-Rei, a Escola Secundária António Sérgio e a Igreja de São Cristóvão de Mafamude.

JCP 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top