Luis Pina Rebelo, professor universitário, foi nomeado para o cargo por D. Manuel Clemente
Porto, 25 jul 2012 (Ecclesia) – O bispo do Porto nomeou hoje o professor universitário Luis Pina Rebelo, de 31 anos, como novo diretor do Secretariado de Pastoral Social e Caritativa da diocese.
O docente da Universidade Católica Portuguesa (UCP) na área de Economia substitui no cargo o padre Lino Maia, atual presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).
Luis Pina Rebelo sublinhou à Agência ECCLESIA que o objetivo do secretariado é “assistir, apoiar e aproximar todas as instituições ligadas à pastoral social”.
O responsável reconhece que ainda “é cedo” para falar do organismo a que vai presidir, mas pretende que a “articulação” dos diversos setores seja uma realidade.
No atual contexto “de crise económica”, o novo diretor, que tomará posse em setembro, destaca que as “necessidades e problemas são cada vez maiores”, por isso, é fundamental “otimizar as estruturas existentes” como forma de responder às carências.
Os “problemas de sustentabilidade” em várias instituições é real, o que leva Luis Pina Rebelo a aplicar os seus conhecimentos na “área da gestão e economia” para ajudar nalgumas funções.
O professor universitário foi um dos fundadores da «Caso – Católica Solidária», núcleo de voluntariado da Comunidade da UCP/Porto, e revela conhecer “algumas realidades” da diocese.
As nomeações hoje publicadas vão ser complementadas no próximo dia 9 de agosto com as restantes alterações para o Ano Pastoral 2012/2013.
LFS/OC