D. António Augusto Azevedo sublinha «dignidade» desta missão de transmissão da fé
Porto, 04 jul 2017 (Ecclesia) – D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar do Porto, encerrou a formação para catequistas e educadores que o Secretariado Diocesano de Educação Cristã promoveu entre sábado e domingo, com apelos ao compromisso de quem vive esta missão.
“Ser catequista reveste-se de uma enorme dignidade. Da qual cada comunidade cristã é chamada a reconhecer. Esta é uma missão muito digna e essencial para a renovação das comunidades cristãs”, disse o novo presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios da Igreja Católica em Portugal.
Na eucaristia do encerramento da XIII jornadas de Verão, D. António Augusto Azevedo afirmou que ser catequista implica “um encontro com Jesus”, um “compromisso” e um “seguimento como discípulo que anuncia o amor de Deus”.
Aos catequistas o bispo auxiliar do Porto pediu para colocarem “o Senhor no centro da vida”:
“A centralidade estabelece-se através de uma forte experiência do encontro com Cristo vivo. Estabelece, a partir desse encontro um lado de comunhão e de vida”, assinalou, numa intervenção divulgada pelo Portal Educris.
“Ser catequista não é um hobby, um passatempo ou um gosto, mas um compromisso que se assume com plena consciência e com alegria”, acrescentou.
O Secretariado Diocesano de Educação Cristã (SDEC) do Porto dinamizou a sua jornada de formação de Verão para os agentes pastorais proporcionando também minicursos, por exemplo, dedicados à “Eucaristia”, à “resolução de conflitos”, à ‘Bíblia e a ciência’. na Casa Diocesana de Vilar.
A ação de formação do SDEC do Porto começou por proporcionar o curso ‘Educar para a oração e o silêncio’, orientado por Diamantino Duque, mas ao mesmo tempo os participantes podiam optar por assistir a quatro minicursos temáticos, sob a forma de workshop.
O Portal ‘Educris’, do Secretariado Nacional da Educação Cristã da Igreja Católica em Portugal, acompanhou a iniciativa de formação e disponibiliza online áudios de cursos que podem ser descarregados.
João Paiva, doutorado em química e professor da Faculdade de Ciências do Porto (FCP), refletiu sobre “relações entre a fé, a cultura e o conhecimento cientifico” no minicurso ‘A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos’.
Ao ‘Educris’, Isabel Oliveira, do secretariado diocesano, explicou que a iniciativa este ano teve uma nova organização que resulta “da necessidade de adequar esta formação ao próprio calendário diocesano e às necessidades dos catequistas”, como as minijornadas de um dia para levar “mais agentes a participar”.
O Secretariado Diocesano de Educação Cristã do Porto contou com a adesão de cerca de 180 agentes catequéticos e outros educadores na 13.ª edição das Jornadas de Verão e nas sétimas mini jornadas, no dia 1 de julho, Casa Diocesana de Vilar.
CB/OC