Porto: Rua e livro homenageiam memória de D. António Ferreira Gomes

Homilias Pascais do falecido bispo do Porto publicados pela Fundação Spes

Lisboa, 26 Mar (Ecclesia) – A Fundação Spes lançou hoje no salão nobre da Câmara Municipal da Maia o livro «Para uma civilização de amor e liberdade», com as homilias pascais de D. António Ferreira Gomes (1906-1989), proferidas entre 1974 e 1982.

Os textos do falecido bispo do Porto são apresentados por D. Manuel Madureira Dias, bispo emérito do Algarve, o qual destaca “a profundidade humanística e filosófica” de Ferreira Gomes.

“A visão de fé esclarecida, profundamente baseada numa Teologia sólida e documentada, continuamente remissiva para os grandes «fazedores de Teologia dos últimos anos do século XX, poderia justificar que o apelidássemos de Bispo «teólogo»”, refere.

O lançamento integrou-se numa evocação da figura de D. António Ferreira Gomes, promovida pela Câmara Municipal da Maia e a Fundação Spes, que incluiu um seminário sobre “Empreendedorismo Social” e a inauguração de uma rua com o nome do falecido bispo.

D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Spes, escreve na apresentação do volume «Para uma civilização de amor e liberdade» – 11.º da colecção «Mundo, Evangelho, Igreja» – que o título pretende “respeitar o fio condutor da maioria dos textos, mobilizadores dos cristãos para serem actores dos critérios do Reino de Deus”.

A Fundação Spes foi criada, por testamento, pelo bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, a quando da sua morte, ocorrida em 13 de Abril de 1989, e encontra-se sedeada na Casa da Torre da Marca, antigo Paço dos Bispos do Porto.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top