Provedor da Santa Casa fala em voz autorizada que o poder político «vai ouvir com atenção»
Porto, 15 mar 2018 (Ecclesia) – Várias organizações e responsáveis católicos em Portugal saudaram a nomeação de D. Manuel Linda como bispo do Porto, uma decisão do Papa tornada pública hoje pela Santa Sé.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, diz ter recebido a notícia com “grande expectativa e alegria”, considerando que o novo bispo vai “ser uma voz autorizada junto da Conferência Episcopal Portuguesa” e “uma voz que o poder político vai ouvir com atenção”.
“Ele tem o seu próprio estilo e maneira de ver o mundo, mas é na linha moderna Doutrina Social da Igreja”, referiu à Agência ECCLESIA.
Com “grande experiência pastoral”, o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto sublinha que no trajeto do novo bispo da diocese está patente uma “grande sensibilidade para compreender os homens e mulheres” e “as suas dificuldades e adversidades”.
O Porto é “uma diocese especial” e “ele compreende bem o Porto”, acrescentou, sublinhando ter ficado sensibilizado com a “palavra misericórdia” que D. Manuel Linda colocou na mensagem à diocese do Porto.
D. José Ornelas, bispo de Setúbal, dirigiu uma mensagem de “alegria e amizade ao irmão no episcopado”, a quem manifestou pessoalmente as suas “fraternas saudações”.
“A nossa Diocese de Setúbal sente-se também unida à Diocese do Porto, no acolhimento ao seu novo pastor, pedindo a Deus que o ilumine e acompanhe na missão que agora lhe confia”, refere o prelado sadino, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA.
O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, deixou uma mensagem na sua conta do Twitter: “Uma saudação grande e cordial ao Senhor D. Manuel Linda, com os melhores votos para o seu trabalho na grande Diocese do Porto (@diocesedoporto)!”.
Uma saudação grande e cordial ao Senhor D. Manuel Linda, com os melhores votos para o seu trabalho na grande Diocese do Porto (@diocesedoporto)!
— D. Manuel Clemente (@patriarcalisboa) March 15, 2018
O presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Américo Aguiar, deu as boas-vindas, em comunicado, ao novo bispo, que é, por inerência do cargo, presidente honorário da instituição.
“Lembrando a muito saudosa memória do senhor D. António Francisco dos Santos, acolhemos com alegria e gratidão ao Santo Padre o nosso Bispo D. Manuel Linda. Seja bem-vindo à nossa Igreja dos Clérigos, Cidade e Diocese do Porto”, refere, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA.
A Arquidiocese de Braga, na qual D. Manuel Linda foi bispo auxiliar entre 2009 e 2013, recorreu à rede social Twitter para desejar ao bispo do Porto “Felicidades para esta nova missão”.
“Estamos consigo”, pode ler-se.
A diocese do #Porto já tem um novo #bispo! D. Manuel Linda foi o escolhido pelo Vaticano. O prelado foi bispo auxiliar de Braga entre 2009 e 2013, sabia? Felicidades para esta nova missão! Estamos consigo ??
+inf: https://t.co/I4Kcab2wYr #BispoPorto #DiocesePorto #DManuelLinda pic.twitter.com/yOckpP0d3u— Arquidiocese de Braga (@diocesebraga) March 15, 2018
Também o Patriarcado de Lisboa recorreu ao Twitter, onde “saúda a Diocese do Porto pelo seu novo Bispo”.
A Cáritas Portuguesa manifestou, em comunicado, “a sua alegria pela nomeação” de D. Manuel Linda e sublinha a “estreita relação” com a organização católica.
“Sensível às questões sociais irá, com toda a certeza, seguir e tomar como seus os contributos que D. António Francisco dos Santos deixou, de forma tão profundamente marcada, como legado à Diocese do Porto”, assinala a nota.
Já o diretor da ONPT, padre Carlos Godinho, saúda D. Manuel Linda, vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, e “deseja-lhe as maiores felicidades, invocando do Deus da Misericórdia todas as bênçãos necessárias para esta nova missão”.
A Câmara Municipal do Porto usou a notícia da Agência ECCLESIA para anunciar a nomeação de D. Manuel Linda e destaca o desejo de “simplicidade evangélica” assumido pelo novo bispo na sua primeira mensagem.
A sala de imprensa da Santa Sé destaca o percurso académico do bispo do Porto e algumas funções desempenhadas desde que foi ordenado sacerdote, em 1981: “pároco, assistente da Ação Católica, docente no Seminário, membro da comissão diocesana ‘Projeto Vida’, reitor do Seminário e diretor do Centro Católico de Cultura” da Diocese de Vila Real, bem como vigário episcopal para a Cultura.
O comunicado de nomeação recorda que D. Manuel Linda foi bispo auxiliar de Braga e ordinário militar de Portugal.
LFS/OC
Notícia atualizada às 18h42
D. Manuel Linda é o novo bispo do Porto#diocesedoporto #bispodoporto pic.twitter.com/IQy7moy1sN
— Diocese do Porto (@diocesedoporto) March 15, 2018