Obra Diocesana de Promoção Social divulga testemunhos, assinalando 2.º aniversário da estrutura criada para receber quem foge da guerra
Porto, 13 mar 2024 (Ecclesia) – A Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) assinalou hoje o 2.º aniversário da Estrutura Acolhimento Coletivo do Seminário do Bom Pastor, que recebe refugiados da guerra na Ucrânia.
“Sempre com um sentido de Missão, respeitando a diversidade cultural, religiosa e as demais fragilidades que cada um carrega, a Obra Diocesana de Promoção Social abraçou este desafio, proporcionando a todos um acolhimento, em Portugal, assente na dignidade humana”, indica o padre Manuel Luís Brito, presidente da direção da ODPS, em nota enviada à Agência ECCLESIA.
A instituição apresenta um vídeo com testemunhos de pessoas acolhidas durante os últimos dois anos.
A Estrutura de Acolhimento Coletivo do Seminário do Bom Pastor foi criada pela Diocese do Porto que cedeu o espaço para dar uma “resposta de emergência” de acolhimento para pessoas que saíram da Ucrânia, após a invasão russa, a 24 de fevereiro de 2022.
No vídeo, Lilia saúda os “amigos” que encontrou Portugal, país onde Natalya “nunca” tinha pensado chegar; Anna e o seu filho Vladislau relatam a longa viagem que os trouxe até ao Porto, depois de conhecerem um voluntário, “por acaso”.
“Estamos felizes por não ouvirmos mais os sons das sirenes e das explosões”, relata Lidia.
Amjad, que estava a estudar Medicina na Ucrânia, é um dos vários refugiados de outras nacionalidades que fugiu, por causa da guerra, sendo acolhidos com a comunidade ucraniana.
“Portugal deu-me a oportunidade de estudar”, diz Moatez, após ter visto candidaturas recusadas em universidades de outros países.
OC
Ucrânia: Bispo católico diz que Rússia ameaça toda a Europa e teme recurso ao nuclear