Objetivo é plantar 100 mil árvores até 2016
Porto, 12 jan 2015 (Ecclesia) – Um projeto do polo académico da Católica no Porto, que tem como alvo a plantação na região de cerca de 100 mil árvores até 2016, foi reconhecido como iniciativa “de excelência” pela Universidade das Nações Unidas.
Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o gabinete de informação da UCP- Porto adianta que o projeto “Futuro” foi reconhecido “no âmbito do 9.º Encontro Global dos Centros Regionais de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, que decorreu em Okayama, no Japão.
Entre “31 iniciativas de todo o mundo”, a portuguesa destacou-se na categoria de “Capacitação e Envolvimento da Comunidade através da Educação – Ação”, sobretudo “pela aposta na melhoria e expansão das florestas urbanas nativas”.
Promovido em parceria com a Área Metropolitana do Porto, o projeto “Futuro” foi lançado em 2011 com o objetivo de “reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão na região”.
Num território-alvo que se estende por 17 municípios, foram “plantadas, mantidas e monitorizadas” nos últimos quatro anos “mais de 37 mil árvores nativas”, com o apoio de dezenas de instituições e milhares de voluntários.
A Universidade das Nações Unidas foi criada por resolução da Assembleia-Geral da ONU em 1973 e tem como causa fomentar a pesquisa e a investigação, através de centros espalhados um pouco por todo o mundo.
Está especialmente orientada para pesquisadores e estudantes de países em desenvolvimento.
JCP