Iniciativa agora distinguida está a contribuir para a reflorestação da região norte
Porto, 13 dez 2017 (Ecclesia) – Um projeto apoiado pela Universidade Católica no Porto, tendo em vista a reflorestação da área metropolitana da cidade, foi distinguido na categoria “Sustentabilidade” do prémio “O Norte Somos Nós”, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Segundo um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a iniciativa envolve o Grupo de Estudos Ambientais UCP – Porto, em parceria com a Área Metropolitana do Porto, e tem em vista a plantação de 100 mil árvores, para contribuir para “a reabilitação ecológica de territórios ardidos” ao longo dos últimos anos.
Entre os objetivos deste projeto, que conta com o apoio de alunos e voluntários, está também a recuperação de “territórios abandonados ou ocupados atualmente com espécies invasoras ou monoculturas no território metropolitano” do Porto.
Esta obra, que foi batizada com o nome ‘Futuro – Projeto das 100 mil árvores na Área Metropolitana do Porto’, teve início há 6 anos e nesta altura já estão pelo menos 98 mil árvores plantadas, “numa área com 237 hectares”.
A votação para as diferentes categorias do prémio ‘O Norte Somos Nós’, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, envolveu de acordo com a organização “mais de 200 mil pessoas”.
Refira-se que o projeto que envolve a UCP – Porto já tinha sido distinguido como o Prémio “Terre de Femmes”, da Fundação Yves Rocher, em 2013, e com o galardão “Projeto de Excelência”, atribuído pela Universidade das Nações Unidas, em 2014, na categoria “Capacitação e Envolvimento da Comunidade através da Educação-Ação”.
A Universidade Católica Portuguesa é a única universidade não estatal que faz parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.
Tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico, inovador e socialmente relevante, ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e em prol do bem comum.
No Porto, integra a Católica Porto Business School, a Escola das Artes, a Faculdade de Direito – Porto, a Escola Superior de Biotecnologia, a Faculdade de Educação e Psicologia, a Faculdade de Teologia – Porto, o Instituto de Bioética e o Instituto de Ciências da Saúde – Porto, contando com cerca de 6 mil estudantes, 600 docentes e 200 funcionários.
JCP