Porto prepara visita de Bento XVI

Bispo e presidente da Câmara anunciam criação de comissão de trabalho conjunto

O Bispo e o presidente da Câmara do Porto anunciaram esta Quarta-feira a criação de uma comissão de trabalho para preparar conjuntamente a visita de Bento XVI à cidade, no dia 14 de Maio de 2010.

Falando aos jornalistas, após uma reunião no Paço Episcopal da Diocese, Rui Rio disse que deverá ser constituída uma “comissão de trabalho conjunta” para preparar “bem logisticamente esta visita”, assegurando que a comissão será “fácil de constituir”.

“Seguramente, irá tudo correr bem e iremos todos ficar orgulhosos por termos tido o Porto com uma visibilidade enorme à escala global, por uma razão extraordinariamente positiva”, frisou.

D. Manuel Clemente também se mostrou confiante no sucesso da estadia do Papa no Porto, que considerou como uma “felicíssima circunstância”.

Após lembrar o programa da viagem de Bento XVI, já anunciado pela Igreja e pela Presidência da República, o Bispo destacou a celebração na manhã de 14 de Maio do próximo ano na Avenida dos Aliados, “o coração da cidade”, tal como fez João Paulo II.

“Pedimos ao Papa que nos fale particularmente de algo em que a Diocese estará particularmente mobilizada desde o próximo mês de Janeiro, ou seja, a Missão, no sentido expansivo do catolicismo como oferta à sociedade e à cultura, para a construção do bem comum”, disse.

D. Manuel Clemente adiantou que Bento XVI abordará “a dimensão missionária e evangelizadora, propositiva do catolicismo”.

Para o Bispo do Porto, esta será uma oportunidade para “nos reencontrarmos como cidade à volta de espaço que é de todos e de uma tradição que é cristã, evangélica, que de uma maneira confessional ou cultural atinge todos”.

“Julgo que será um dia muito bonito que ficará na alma dos portuenses e que dará ao Porto, pelo menos durante aquelas três horas que durará a visita na nossa cidade, uma dimensão mundial”, apontou.

O prelado agradeceu a “disponibilidade” manifestada pela Câmara “desde a primeira hora”, acompanhando a iniciativa que a Diocese tomou para que o Papa viesse ao Porto.

“Acreditamos que é nestas realizações comuns que o Município e a Igreja Católica mais se encontram ao serviço da população”, observou D. Manuel Clemente.

Para Rui Rio, a visita será um “momento altíssimo para a cidade do Porto”, porque “independentemente das convicções religiosas de cada pessoa, as palavras do Papa são sempre palavras que nos levam todos a reflectir”.

O autarca aproveitou a visita ao Paço Episcopal para levar a D. Manuel Clemente o voto de congratulação, aprovado Terça-feira, por unanimidade, na reunião do executivo camarário, pela atribuição do Prémio Pessoa ao Bispo do Porto.

Bento XVI chegará heliporto da Serra do Pilar, em Gaia, pelas 09h00, seguindo para a Avenida dos Aliados, onde preside à Missa, às 10h15. D. Manuel Clemente admite que o Papa possa, em seguida, “passar brevemente” pelo Paço Episcopal. A despedida de Portugal acontece pelas 13h30, no Aeroporto Internacional do Porto, com uma breve cerimónia. O regresso a Roma está marcado para as 14h00.

(Com André Rubim Rangel)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top