Porto, 21 mar 2023 (Ecclesia) – O Centro ‘In Manus Tuas’ (CIMT), da Pastoral Universitário da Diocese do Porto, reabriu oficialmente num novo espaço, na Torre da Igreja de Vilar.
O local apresenta-se como “um espaço cristão aberto ao mundo numa dinâmica renovada da pastoral universitária diocesana do Porto”, refere uma nota divulgada pelo jornal ‘Voz Portucalense’.
O centro, indica a publicação diocesana, “abre portas para o futuro ao situar-se na centralidade da relação com uma cidade cada vez mais universitária e plena de mobilidade, que em breve terá uma estação de metro na proximidade”.
O CIMT foi fundado em 2016, pelo então bispo diocesano, D. António Francisco dos Santos, com o objetivo de ser “uma casa de cultura e espiritualidade cristã para universitários”.
O espaço oferece salas de estudo, zonas de convívio, refeição e debate, além da a presença eucarística na capela.
“In manus tuas”, lema episcopal do falecido bispo, responsável pela Diocese do Porto entre 2014 e 2017, é a frase que dá inspiração ao centro universitário.
D. Manuel Linda, bispo do Porto, presidiu à Missa no dia da inauguração, a 15 de março, desafiando o CIMT a “acolher todos”.
No dia em que celebrava o quinto aniversário da sua nomeação para a Diocese do Porto, o responsável motivou os jovens universitários a disponibilizar-se para o serviço ao próximo.
“A lei, na nossa relação com o divino, é o amor”, disse.
A reabertura do CIMT acolheu cerca de uma centena de fiéis, entre jovens universitários, alguns seus familiares e vários sacerdotes, numa festa preparada pela renovada equipa de animação: o diretor, padre José Pedro Azevedo, e o diretor-adjunto, José Miguel Veiga.
OC