Celebração para estudantes de Erasmus e turistas passa a ser semanal
Porto, 06 jan 2017 (Ecclesia) – A cidade do Porto acolhe hoje uma novidade da Igreja Católica, a Missa em língua inglesa a partir das 19h00, na Capela do ‘Centro in Manus Tuas’ (CIMT), que passa a ter uma periodicidade semanal, às sextas-feiras.
“As universidades no Porto estão cheias de alunos de Erasmus e os turistas são em número cada vez maior. Tivemos vários estudantes que nos interpelaram nesse sentido e decidimos avançar. Era urgente dar resposta a esta lacuna no Porto”, disse o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária do Porto.
À Agência ECCLESIA, o padre José Pedro Azevedo explicou que ao domingo já disponibilizam um guião com as leituras em inglês, na Eucaristia das 21h30, na igreja dos Clérigos, mas “todos” sentiam “que era preciso mais”.
A Missa em inglês que começam hoje e passam a ter um ritmo semanal, sempre às sextas-feiras, às 19h00, uma iniciativa da Pastoral Universitária da Diocese do Porto com o Centro de Reflexão e Encontro Universitário da Companhia de Jesus (Jesuítas).
Os organizadores vão oferecer um guião para os fiéis seguirem a Eucaristia e os cânticos são os da Comunidade Ecuménica de Taizé.
A celebração no «Centro in Manus Tuas», uma casa de cultura e espiritualidade cristã para universitários onde “vivem cerca de 70 jovens dos cinco continentes”, vai ser presidida pelo padre José Pedro Azevedo e pelos sacerdotes jesuítas Pedro Cameira e Rui Nunes.
“Escolhemos a sexta porque podemos ir para além da Eucaristia e passar um pouco da noite juntos. Queremos que todos sintam que esta é uma casa onde são acolhidos e passem por aqui dias felizes das suas vidas”, desenvolveu o sacerdote da Diocese do Porto.
O CIMT, Centro de Pastoral Universitária diocesano tem espaços para estudar, encontros, retiros, campo de jogos, jardim, cantina universitária e residência, “bem no centro do Porto”.
O diretor do setor da pastoral universitária assinala que a ideia da Missa em Inglês já estava a “ser maturada” com o padre Pedro Cameira e, agora, foi a altura para “unir esforços e começar”.
“Estamos todos a trabalhar para o bem maior dos nossos estudantes”, observa, acrescentando que no CIMT promovem “vários encontros” de ordem pastoral, catequética, cultural, ecuménica e inter-religiosa, desportiva e lúdica.
Depois da Eucaristia, a organização convida a “jantar juntos” par à volta da mesa criarem laços, estabelecer pontes e quebrar barreiras: “Também poderemos ensaiar um mundo mais unido.”
“Pareceu-nos que a ideia de comunidade não podia ficar de fora desta realização. Aliás não há Eucaristia que não conduza à formação duma comunidade, é o que queremos também aqui”, realça o padre José Pedro Azevedo.
As Missas em Inglês começam hoje na cidade do Porto por iniciativa do Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária e do Centro de Reflexão e Encontro Universitário dos Jesuítas.
CB/OC