Programa vai realizar-se na igreja, jardins, parques e auditório da junta de freguesia, e incluiu uma «Laudato Si virada do avesso», pelo frei Hermínio Araújo

Ovar, 05 set 2025 (Ecclesia) – A Paróquia Santa Maria de Esmoriz (Arciprestado Espinho-Ovar), na Diocese do Porto, vai assinalar o ‘Tempo da Criação 2025’, com um programa que inclui documentários e conferências, celebrações e solidariedade, de hoje a 4 de outubro.
A comunidade da Paróquia de Esmoriz é convidada a celebrar o ‘Tempo da Criação’ com um programa próprio que começa com a exibição de um documentário sobre Pier Giorgio Frassati, futuro santo da Igreja Católica, e a reflexão sobre ‘os desafios da pobreza’, com Lisete Oliveira, da Sociedade de São Vicente de Paulo, esta sexta-feira, dia 5, a partir das 21h30 na igreja paroquial.
O beato Pier Giorgio Frassati, que vai ser canonizado este domingo, dia 7 de setembro, pelo Papa Leão XIV, no Vaticano, com 17 anos ingressou na Conferência de São Vicente de Paulo, dedicando a maior parte do seu tempo livre aos doentes e necessitados; o futuro santo nasceu a 6 de abril de 1901, em Turim (Itália), e faleceu aos 24 anos de idade, com poliomielite, há 100 anos, no dia 4 de julho de 1925.
Segundo o programa da Paróquia Santa Maria de Esmoriz, neste domingo, dia 7, a Eucaristia é campal e solidária, a celebração começa às 11h00, no Jardim Pe. Campos, o ofertório destina-se à Conferência Vicentina local e convida-se à partilha de bens essenciais, como leite, atum, salsichas e feijão.
A Igreja Católica começou a viver o ‘Tempo da Criação’, esta segunda-feira, 1 de setembro, com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação; esta celebração ecuménica e ecológica, que este ano tem como tema ‘Paz com a Criação’, termina na Festa de São Francisco de Assis, no dia 4 de outubro.
“Pensa uma ideia para mudar o mundo”, é o convite para a sessão de cinema do dia 13, quando vão projetar o filme ‘Favores em cadeia’, a partir das 21h00, no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, e partilhar ração de animais com a Associação Maranimais.
A celebração do mistério da criação, com a ‘Via da Criação’, está agendada para o dia 21 de setembro, pelas 16h30, no Parque Ambiental Buçaquinho, enquanto frei Hermínio Araújo, franciscano do Convento de Varatojo, vai apresentar uma reflexão sobre a encíclica ecológica e social do Papa Francisco, intitulada ‘A Laudato Si virada do avesso’, no dia 27 deste mês, também às 16h30, na igreja paroquial.
O programa paroquial do ‘Tempo da Criação’ 2025, da Paróquia de Esmoriz, na Diocese do Porto, vai terminar ‘na senda de São Francisco de Assis’, com o desafio a ‘armar o presépio da criação’, no adro da igreja, a partir das 17h00, antes da celebração da Eucaristia, no mesmo local, às 18h30.
CB