Porto: Paróquia Santa Maria de Esmoriz celebra «Tempo da Criação»

Programa vai realizar-se na igreja, jardins, parques e auditório da junta de freguesia, e incluiu uma «Laudato Si virada do avesso», pelo frei Hermínio Araújo

Foto: Igreja Matriz Esmoriz (Facebook)

Ovar, 05 set 2025 (Ecclesia) – A Paróquia Santa Maria de Esmoriz (Arciprestado Espinho-Ovar), na Diocese do Porto, vai assinalar o ‘Tempo da Criação 2025’, com um programa que inclui documentários e conferências, celebrações e solidariedade, de hoje a 4 de outubro.

A comunidade da Paróquia de Esmoriz é convidada a celebrar o ‘Tempo da Criação’ com um programa próprio que começa com a exibição de um documentário sobre Pier Giorgio Frassati, futuro santo da Igreja Católica, e a reflexão sobre ‘os desafios da pobreza’, com Lisete Oliveira, da Sociedade de São Vicente de Paulo, esta sexta-feira, dia 5, a partir das 21h30 na igreja paroquial.

O beato Pier Giorgio Frassati, que vai ser canonizado este domingo, dia 7 de setembro, pelo Papa Leão XIV, no Vaticano, com 17 anos ingressou na Conferência de São Vicente de Paulo, dedicando a maior parte do seu tempo livre aos doentes e necessitados; o futuro santo nasceu a 6 de abril de 1901, em Turim (Itália), e faleceu aos 24 anos de idade, com poliomielite, há 100 anos, no dia 4 de julho de 1925.

Segundo o programa da Paróquia Santa Maria de Esmoriz, neste domingo, dia 7, a Eucaristia é campal e solidária, a celebração começa às 11h00, no Jardim Pe. Campos, o ofertório destina-se à Conferência Vicentina local e convida-se à partilha de bens essenciais, como leite, atum, salsichas e feijão.

A Igreja Católica começou a viver o ‘Tempo da Criação’, esta segunda-feira, 1 de setembro, com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação; esta celebração ecuménica e ecológica, que este ano tem como tema ‘Paz com a Criação’, termina na Festa de São Francisco de Assis, no dia 4 de outubro.

“Pensa uma ideia para mudar o mundo”, é o convite para a sessão de cinema do dia 13, quando vão projetar o filme ‘Favores em cadeia’, a partir das 21h00, no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, e partilhar ração de animais com a Associação Maranimais.

A celebração do mistério da criação, com a ‘Via da Criação’, está agendada para o dia 21 de setembro, pelas 16h30, no Parque Ambiental Buçaquinho, enquanto frei Hermínio Araújo, franciscano do Convento de Varatojo, vai apresentar uma reflexão sobre a encíclica ecológica e social do Papa Francisco, intitulada ‘A Laudato Si virada do avesso’, no dia 27 deste mês, também às 16h30, na igreja paroquial.

programa paroquial do ‘Tempo da Criação’ 2025, da Paróquia de Esmoriz, na Diocese do Porto, vai terminar ‘na senda de São Francisco de Assis’, com o desafio a ‘armar o presépio da criação’, no adro da igreja, a partir das 17h00, antes da celebração da Eucaristia, no mesmo local, às 18h30.

CB

Partilhar:
Scroll to Top