Porto, 29 abr 2017 (Ecclesia) – Os órgãos da capela mor da Sé do Porto, datados do século XVIII, vão ser inaugurados hoje, após uma intervenção de dois anos, com a presença do bispo ddiocesano, D. António Francisco dos Santos.
“A sessão solene de inauguração do atual restauro destes órgãos históricos terá lugar no sábado numa cerimónia, às 18 horas” onde será ainda “apresentado um livro celebrativo deste ato e um concerto conjunto dos dois órgãos”, anuncia a página da internet da diocese do Porto.
O responsável pelo restauro foi o mestre organeiro Dinarte Machado, que descreve os dois órgãos diferentes, cada qual com a sua identidade de construção, sendo que o instrumento da esquerda se identifica mais com o século XVIII e o outro com a primeira metade do século XIX.
“Em causa estão dois órgãos de tubos que convivem frente a frente num templo classificado como Monumento Nacional, sendo um designado como «órgão do evangelho», à esquerda para quem está de frente para o altar, e outro como «órgão da epístola»”, afirma a diocese.
Na intervenção, que durou dois anos, teve em atenção “a harmonização” entre “duas identidades”.
“Para que toquem juntos é preciso fazer uma harmonização que dá ao órgão da epístola um som mais grave, complementando o que o órgão do evangelho não tem”, como descreveu Dinarte Machado, organeiro há mais de três décadas e responsável pelo restauro dos seis órgãos de Mafra.
A diocese informa que o contrato para o presente restauro foi celebrado com o Cabido da Sé do Porto, num processo autorizado pela Direção Regional de Cultura do Norte e acompanhado pelo cónego Ferreira dos Santos.
LS