Bispo diocesano saudou casais que celebraram aniversário de casamento
Porto, 14 jun 2022 (Ecclesia) – O bispo do Porto saudou os casais da diocese que celebraram aniversários de casamento, numa mensagem em vídeo, sublinhando que “o amor é possível e necessário”.
“O nosso mundo necessita de amor e, quando o não encontra, tanto é capaz de o procurar pelas vias da irracionalidade como de cair na guerra e na violência. Então, apresentemos ao mundo o amor como a salvação da humanidade”, apela D. Manuel Linda, numa intervenção gravada para o Dia Diocesano da Família, celebrado nas vigararias (conjuntos de paróquias) no último domingo.
O responsável católico aponta como prioridade ajudar todas as famílias a “abrir-se à fé que dá sentido à vida”.
“É preciso fazer-lhes ver que a prática religiosa liberta, é preciso fazer-lhes compreender que há valores humanos e cristãos que só se transmitem na catequese e, se os seus filhos a não frequentarem, vão menos preparados para o mundo complexo e para a vida ativa”, precisa.
Numa intervenção divulgada pelo jornal diocesano, ‘Voz Portucalense’, D. Manuel Linda destaca a dimensão íntima da vida em casal e a sua necessidade de abertura ao exterior, uma relação que a “Igreja valoriza muito”.
O bispo do Porto recorda a celebração, em Roma, do 10.º Encontro Mundial das Famílias (22-26 de junho), com ligação às dioceses de todo o mundo, com o mote ‘O Amor na família: vocação e caminho de santidade’.
“Caras famílias, rezo por vós. Rezai também por mim. E quero testemunhar publicamente: tenho muita admiração e confiança nas famílias crentes da nossa Diocese! Em vós! Deus vos ajude a cumprir integralmente a vossa alta e difícil missão. E que Ele vos abençoe e vos conceda muita alegria e felicidade”, conclui.
OC