Porto, 16 set 2024 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Diocese do Porto (SDEC) vai promover, de 16 a 26 de setembro, as XIX Jornadas Catequéticas, em formatos online e presencial, no Seminário de Vilar, no Porto, com nove propostas formativas para os catequistas.
“Queremos que este espaço seja oportunidade de formação, reflexão e de divulgação de boas práticas catequéticas nos termos do Diretório para a Catequese e da carta pastoral: Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo”, afirmou Isabel Oliveira, do Serviço Diocesano de Catequese ao portal Educris, do Secretariado Nacional da Educação Cristã.
A formação é constituída por quatro percursos online, cuja carga horária é de quatro horas, e cinco percursos presenciais, de seis horas.
“Serão tempos para oferecer aos catequistas, e outros interessados, conteúdos, experiências, partilhas e ferramentas que capacitem a comunicar o Evangelho e a iniciar, acompanhar e educar na fé os irmãos”, refere Isabel Oliveira.
Nos dia 16 e 17 de setembro, Luís Miguel Rodrigues apresenta o Itinerário 1, via online, sobre o “Itinerário catequético de inspiração catecumenal: do querigma à mistagogia”.
O percurso formativo 2 tem como tema “Cérebro sensível: Literacia emocional com adolescentes” e é conduzido por Rita Figueiredo, nos dias 17 e 19 de setembro, no mesmo horário do primeiro.
Segue-se o itinerário 3, cujo título é “Estou IN ou sem TER NET”, com Bruno Correia a falar sobre os riscos da internet, nos dias 23 e 25 de setembro.
O último percurso formativo online realiza-se nos dias 24 e 26 de setembro e será Rute Agulhas a desenvolver “O papel do catequista na prevenção da violência sexual”.
Os quatro primeiros itinerários decorrem todos entre as 21h e 23h.
Presencialmente, o itinerário 5 acontece no dia 21 de setembro, das 9h às 18h, com Ana Maria Almeida a apresentar durante a manhã a “Leitura Orante da Palavra: conhecer e aplicar o método” e Ricardo a Aguiar a abordar “As Crónicas de Nárnia e a Bíblia: relação entre a Bíblia e a literatura”, à tarde.
Os percursos formativos 6 e 7 tratam o “Novo Itinerário de Iniciação à vida cristã e novos materiais para a adolescência” e a “Catequese com e na família: integrar as famílias no processo catequético na infância”, respetivamente.
O itinerário 8 debate sobre “Quando a morte vai à catequese” e o último percurso formativo desenvolve o tema “A educação inclusiva na perspetiva cristã”.
LJ/OC