Porto, 31 jan 2015 (Ecclesia) – O Mosteiro de Cête, em Paredes, e a Igreja de Santa Maria de Meinedo, em Lousada, ambos na Diocese do Porto, vão ser alvo de obras de conservação e restauro.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Rota do Românico, entidade responsável pelo processo, adianta que “os autos de consignação das empreitadas serão firmados na próxima segunda-feira”.
No que diz respeito ao mosteiro, as obras terão como alvo “as coberturas e as fachadas” daquele monumento, incluindo “limpeza, substituição de materiais deteriorados e reabilitação dos pontos mais problemáticos”.
Está prevista ainda a remodelação da igreja do mosteiro, numa intervenção global avaliada em “cerca de 109 mil euros”, financiada em 80 por cento pelo fundo europeu de desenvolvimento regional e em 20 por cento pela autarquia de Paredes.
Quanto à Igreja de Meinedo, o foco dos trabalhos também vai estar centrado na cobertura, em “avançado estado de degradação”, na renovação das estruturas interiores (teto, paredes, portas e pavimento) e na “limpeza do exterior" do edifício.
Neste caso, o orçamento é de 108 mil euros suportado através das mesmas modalidades só que com a participação da autarquia de Lousada.
JCP