Pastoral da Cultura da diocese lança folheto e brochura dedicada à perspectiva cristã sobre estes temas
«Morreste-me» é o título de um folheto preparado pelo Secretariado da Pastoral da Cultura da diocese do Porto (SDPC), que será distribuído junto às entradas dos cemitérios especialmente durante os dois primeiros dias de Novembro, ocasião em que habitualmente se intensifica a romagem aos sepulcros.
Aproveitando as solenidades de Todos os Santos e a Comemoração dos Fiéis Defuntos, o SPDC procura “contactar com toda a comunidade, crente e não crente”, explica à Agência ECCLESIA Joaquim Azevedo, director do Secretariado, afirmando a intenção de as actividades não se fecharem num grupo restrito.
Um dos textos do folheto intitula-se “Um silêncio que nos chama para mais perto da vida” e sublinha que “a dor pela perda dos que nos morrem inaugura, às vezes, estranhos caminhos dentro de nós”.
Noutra passagem, afirma-se que “é mais humanizante esperar para além da morte do que desesperar com a morte. E é essa esperança que nos dará coragem para acreditarmos no ser humano”.
Depois dos 300 mil exemplares do folheto, a Pastoral da Cultura da diocese do Porto publicou ainda a brochura com o mesmo título, de 65 páginas, com textos compostos por António Filipe Barbosa, Fernando Rosas, João Duque, José Nuno Silva e José Pedro Angélico.
A obra, que inclui poemas de Daniel Faria, Fernando Echevarría e José Tolentino Mendonça, conta com a arte de Isabel Baptista, Manuela Bronze e José Rodrigues.
No texto de apresentação, Joaquim Azevedo, descreve os objectivos desta edição, que pretende “ser um instrumento útil para cada pessoa promover a desocultação da morte e do seu sentido, nas suas vidas quotidianas”.
“Em torno dos que nos morrem, há um silêncio que nos chama para mais perto da Vida. Dá-nos a ouvir coisas que não sabíamos ou tínhamos esquecido”, pode ler-se na obra.
No fim de quatro dos cinco textos, intitulados “Morreste-me”, “A Morte da morte na Cultura actual”, “O fim que nos interroga”, “Esperar apesar de tudo” e “Esperança cristã”, são colocadas algumas perguntas, que podem ser respondidas individualmente ou em grupo.
Juntamente com os pedidos feitos pelas comunidades da diocese, no âmbito da dinâmica da “Missão 2010”, a Pastoral da Cultura do Porto já recebeu solicitações de várias paróquias do país.
Esta é uma temática em destaque esta semana no Programa da Igreja Católica na Antena 1, pelas 22h45 de Segunda-feira a Sexta-feira.
Também na emissão do programa Ecclesia na RTP2, dia 2 de Novembro, Joaquim Azevedo apresenta a proposta do Secretariadio Diocesano da Cultura para ao mês de Novembro.
Mais informações: SDPC