Porto, 05 fev 2013 (Ecclesia) – O Centro Vocacional Juvenil dos Missionários Combonianos, na Maia, Diocese do Porto, acolheu entre sexta e domingo a 2.ª edição do Fórum das Vocações, que teve como tema a “Fé, Vocação e Evangelização”.
De acordo com o padre Leonel Claro, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a iniciativa teve como objetivo “criar um espaço de debate sobre os desafios que a descoberta da vocação e a pastoral das vocações lança a cada um”.
Durante “três dias intensos de formação, oração e convívio, jovens, catequistas, animadores de grupos e movimentos juvenis, tiveram a oportunidade de partilhar inúmeras experiências, que certamente os ajudarão a descobrir e fortalecer a sua vocação e a serem cada vez melhores transmissores da fé”, realça o responsável pela pastoral juvenil dentro da congregação comboniana.
No que diz respeito ao programa do Fórum, destaque para a presença de de D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, que “ajudou os participantes a reflectirem sobre a vocação” enquanto “descoberta de si mesmos no encontro pessoal com Cristo” e sobre a importância do apoio do clero e dos religiosos na “mediação” de todo este processo.
O sociólogo Nuno Peixinho, o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Braga, Alberto Gonçalves, e a catequista Sameiro Mirra, da paróquia de Santa Maria do Avioso, na Maia, foram os outros três oradores presentes no evento. abordando temáticas como “o papel de cada cristão na sociedade e na Igreja e as principais dificuldades e exigências da animação vocacional entre os jovens”.
JCP