Porto: Misericórdia propõe debate sobre o envelhecimento ativo

«Experiência de vida e de muitas vidas que os mais velhos trazem consigo é uma mais-valia» para a sociedade em geral

Porto, 24 jan 2015 (Ecclesia) – A Santa Casa da Misericórdia do Porto, em parceria com a autarquia local e o Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes vai promover este sábado um debate sobre o envelhecimento ativo.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a instituição de solidariedade social portuense explica que a iniciativa tem como objetivo “chamar a atenção para o contributo concreto cada vez mais importante que os cidadãos seniores continuam a dar em diversos setores de atividade”.

Por outro lado, muitas destas pessoas, “que já representam um terço da população total” do país, constituíram um apoio fundamental para filhos e netos, nesta época de crise

“É preciso trazer para debate esta nova realidade. É preciso que se fale abertamente do papel dos velhos e dos novos sem preconceitos de conflitos geracionais”, refere a Misericórdia do Porto.

A conferência “Seniores Ativos – Viveria o país sem os seus seniores”, que decorre na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, vai contar com a participação de figuras como o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o gestor e antigo ministro Luís Mira Amaral, e o médico psiquiatra Júlio Machado Vaz.  

Para a organização, “a sabedoria, o conhecimento, a experiência de vida e de muitas vidas que os mais velhos trazem consigo é uma mais-valia” que a sociedade em geral não pode “dispensar”.

Daí que seja essencial “colocar o tema envelhecimento nas agendas nacionais” e “apelar à preparação de uma reforma ativa e de qualidade”, conclui.

Entre os temas que vão estar em debate estão incluídas áreas como a política, cultura, saúde, indústria, as artes e o comércio, sempre numa perspetiva de integração dos seniores na sociedade e no mercado de trabalho.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top