Diocese associa-se a celebração promovida pelo Papa no Vaticano
Porto, 25 set 2016 (Ecclesia) – A Diocese do Porto celebra hoje o Jubileu da Misericórdia dos Catequistas com mais de “14 mil” agentes pastorais, associando-se à mesma celebração que se realiza no Vaticano.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a diretora do Secretariado Diocesano da Educação Cristã do Porto informa que os catequistas celebram o seu jubileu do Ano Santo da Misericórdia “reunidos, em simultâneo, nas paróquias ou vigararias”.
Segundo Isabel Oliveira o encontro de 25 de setembro é vivido em rede “a partir de um mesmo itinerário” e acolhendo a mensagem ‘Catequistas, servidores da alegria, da esperança e da misericórdia’ do bispo diocesano, D. António Francisco dos Santos.
O secretariado diocesano sugere como programa para o Jubileu dos Catequistas a peregrinação à Porta Santa da vigararia ou paróquia, um tempo de oração e a celebração da Eucaristia, uma releitura da experiência de fé e diálogo a partir da mesma e ainda a partilha duma refeição/lanche.
A nota assinala que os catequistas da Diocese do Porto para além da “comunhão diocesana” vão estar também em comunhão com a Igreja universal uma vez que nesse dia é celebrado o Jubileu dos Catequistas com o Papa Francisco, em Roma.
A diretora do Secretariado Diocesano da Educação Cristã do Porto assina o artigo de opinião ‘Catequese: um recomeço, um projeto’ no Semanário ECCLESIA .
Isabel Oliveira destaca que para “iniciar e acompanhar” o percurso catequético faz 14 gestos para serem vividas em família porque “sem o apoio dos pais” a catequese tem “dificuldade em realizar a sua missão”.
No artigo, aos catequistas a responsável recordo também sete urgências porque sabe que eles vivem e testemunham “todos os gestos que foram propostos à família”.
CB/OC