Obra de João Alves Dias tem por título «No princípio foi assim…»
Porto, 22 abr 2015 (Ecclesia) – A paróquia do Cerco, no Porto, apresentou hoje o livro “No princípio foi assim…”, de João Alves dias, onde se conta a história de uma comunidade no meio dos bairros sociais, “tentando concretizar as orientações do Vaticano II”.
“A Paróquia nasce como Igreja no meio das casas e com a força de família de famílias. Os cristãos são reconhecidos como gente que acolhe e acompanha, serve e partilha”, recorda o pároco, cónego Fernando Milheiro.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o sacerdote da diocese do Porto refere que milhares de pessoas “caídas” nos bairros sociais do Porto “sentem que a Igreja ali é diferente” e “aproximam-se e colaboram cada um à sua medida”.
“Não é outra Igreja, mas uma Igreja outra, menos pesada mas mais feliz”, afirma o cónego Fernando Milheiro
“Meio século depois, a paróquia permanece de pé, como Maria junto à Cruz… sentindo, na ousadia de cada passo, o palpitar do apelo: “Fazei o que Ele vos disser!”… anunciai o Evangelho a toda a gente”, acrescenta.
Para o atual pároco, a história da comunidade católica no Cerco “é um caso digno de estudo” e o livro de João Alves Dias, hoje apresentado, “mostra o que foi há 50 anos”.
PR