Iniciativa voltada para crianças e idosos
Porto, 29 ago 2014 (Ecclesia) – João Pedro Silva teve a oportunidade de participar numa semana missionária na sua terra natal, em Foz do Sousa, na Diocese do Porto, integrado num grupo dos Jovens Sem Fronteiras.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o membro do movimento ligado aos Missionários do Espírito Santo destaca o "convívio" que, durante esses dias, se gerou "entre a comunidade" local e os jovens.
“Todos os dias à noite participava na Eucaristia, na vigília missionária ou um terço com a comunidade, porque todos os dias rezavamos pelos vários lugares de Foz do Sousa, que são sete”, revelou.
Apesar de não ter tido a possibilidade de participar na missão a 100 por cento, porque durante o dia estava a trabalhar, João Pedro Silva testemunhou todas as noites a ligação que foi crescendo entre os seus colegas e a comunidade local.
A iniciativa, que contou com 15 voluntários da JSF, foi sobretudo orientada para a animação de crianças e idosos.
“Notava-se que estavam bastante contentes por estarem a conviver com as crianças e com os idosos, que têm sempre muitas coisas para contar”, acrescentou João Pedro Silva.
Sendo natural de Foz do Sousa, o jovem sabia da existência de algumas “picardias entre os sete lugares”, no entanto todas as pessoas mobilizaram-se e receberam “muito bem” os missionários.
“Mostraram que estavam todos juntos e ficaram muito mais contentes por serem os jovens a fazer isto”, desenvolveu João Pedro Sousa.
Nesta Semana Missionária os JSF ajudaram a celebrar os 25 anos de sacerdócio do padre António Neves, provincial dos Missionários do Espírito Santo, também ele natural de Foz do Sousa.
Para João Pedro Sousa, "o padre Tony Neves", como carinhosamente é tratado, "é um exemplo, um testemunho", uma pessoa muito "especial”.
Ele destaca ainda o facto do sacerdote ser "“uma pessoa que consegue-se fazer jovem no meio dos jovens”.
A Semana Missionária dos Jovens Sem Fronteiras em Foz do Sousa vai ser transmitida esta noite no Programa ECCLESIA na Antena 1, a partir das 22h45.
SN/CB/JCP