Iniciativa realiza-se este sábado e domingo
Porto, 18 jul 2015 (Ecclesia) – O Secretariado da Catequese da Diocese do Porto registou um “recorde” de afluência com “mais de 300 inscrições” para as Jornadas de Verão, evento de formação que vai decorrer entre este sábado e domingo, na Casa Diocesana de Vilar.
“Criar um espaço de reflexão sobre a catequese como iniciação à vida na fé e o itinerário catequético e oferecer ferramentas para conhecer e manusear os catecismos e planificar a catequese" é o objetivo do Secretariado da Catequese da Diocese do Porto com esta formação.
A 11 edição das Jornadas de Verão são um evento para catequistas e outros educadores na fé com três cursos de formação e vários ateliers e workshops, divulga o sítio online Educris (da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé da Igreja Católica).
No curso 1, o padre Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, da Arquidiocese de Braga, vai abordar a temática "Como nascer de novo? Catequese de adultos ao serviço duma pastoral missionária".
"Alegria do Evangelho: um caminho de encontro com Cristo, de intimidade e de beleza" é o tema do curso dois apresentado pelo padre Rui Santiago, da Congregação dos Missionários Redentorista, e o curso três "Dinâmicas para trabalhar: a Palavra, a conversão, a celebração festiva da fé e a integração na comunidade" conta com Carminda Brito e Fernanda Sousa.
A iniciativa do Secretariado da Catequese da Diocese do Porto tem como tema «A alegria do Evangelho é a nossa missão; Dirijo-me aos fiéis cristãos a fim de os convidar para uma nova etapa evangelizadora marcada pela alegria», citação da Exortação Apostólica ‘Evangelio Gaudio’, do Papa Francisco.
Este ano, as Jornadas de Verão têm a novidade de incluir a 5.ª edição das Mini-Jornadas com a organização a disponibilizar oito workshops práticos, como: “Catequese familiar: conhecer e organizar para implementar; Criar um projeto intergeracional: ir ao encontro das periferias, das famílias distanciadas da comunidade cristã; Dinâmicas a partir da música: educar para a escuta, a concentração, a contemplação, a beleza… o encontro.”
Do programa destaca-se no sábado a Eucaristia presidida pelo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, às 19h00, na igreja de Vilar, depois do concerto orante ‘Acordes de Fé’, que pretende ser um “momento de beleza em comunhão com o Pai”, marcado para as 18h15.
Educris/CB