Iniciativa promovida pelos Jovens da Boa Nova
Lisboa, 19 set 2011 (Ecclesia) – A importância de emoções como o amor, gratidão, curiosidade, confiança e alegria para a educação da fé constitui o tema das jornadas da Pastoral Juvenil que decorrem entre hoje sábado, em Vila Nova de Gaia.
Os três primeiros dias do encontro organizado pelos Jovens da Boa Nova, associados à congregação religiosa católica com o mesmo nome, vão estudar a inteligência e educação emocionais e refletir sobre as emoções positivas e negativas.
As emoções na Bíblia, dinâmicas para desenvolver a inteligência emocional na catequese e celebração das emoções constituem os restantes temas das jornadas que decorrem das 21h00 às 23h00 no Seminário da Boa Nova, em Valadares.
A iniciativa pretende que os inscritos conheçam a “dinâmica da educação emocional no desenvolvimento humano-cristão” e lidem “com as emoções positivas e negativas vividas tanto pessoalmente como em grupo”, explica a ficha de inscrição enviada à Agência ECCLESIA.
O encontro, aberto a animadores de grupos juvenis, catequistas, professores e outros interessados, é composto por seis sessões onde os participantes ouvem “exposições temáticas breves” e têm acesso à “partilha de experiências significativas”.
As atividades de grupo desta formação, intitulada “As emoções na educação da fé”, são complementadas com um dossier distribuído aos inscritos que inclui “materiais de apoio à assimilação e revisão dos conteúdos programáticos das jornadas”.
A inscrição custa 20 euros, quantia que inclui a entrega de certificado.
RJM