Porto: Jornadas analisam percurso de vida de Sílvia Cardoso e do cónego Manuel Formigão

Figuras católicas têm processos de canonização em curso

 

Porto, 03 abr 2018 (ECCLESIA) – A localidade de Paços de Ferreira (Diocese do Porto) vai acolher, este sábado, umas jornadas de estudo sobre a venerável Sílvia Cardoso e o cónego Manuel Formigão, “duas figuras importantes da história da Igreja”.

Nesta iniciativa, os oradores vão refletir sobre estas duas figuras ligadas à localidade de Paços de Ferreira que têm a decorrer “os processos de beatificação e canonização”, disse à Agência ECCLESIA o padre Samuel Guedes, vice-postulador da Causa de Canonização de Sílvia Cardoso.

Os intervenientes desta jornada intitulada «Luzeiros de Santidade» estão a “fazer um esforço para que este acontecimento seja mais uma iniciativa para promover as duas causas de canonização”, frisou o padre Samuel Guedes.

Monsenhor Arnaldo Cardoso, padre Samuel Guedes, Pedro Valinho Gomes, Irmã Gertrudes Ferreira e Rafael Marques são os conferencistas.

O cónego Formigão viveu em Paços de Ferreira, “graças à amizade da Sílvia Cardoso que o ajudou a fundar uma comunidade na paróquia de Meixomil, de 1943 a 1948”, disse.

“Ambos estiveram juntos e ambos se ajudaram” e “a família de Sílvia Cardoso era uma espécie de mecenas de toda a obra”, referiu o vice-postulador da Causa de Canonização.

Após a jornada vai ser “colocado um busto” do cónego Formigão no adro de uma das capelas da paróquia de Meixomil (Paços de Ferreira), “junto à casa onde viveu de 1943 a 1948”, sublinhou o padre Samuel Guedes.

Sílvia Cardoso (Paços de Ferreira, 26 de julho de 1882 – Paços de Ferreira, 2 de novembro de 1950) foi “verdadeiramente heroica na prática das virtudes cristãs”, como reconheceu o Papa Francisco, em 27 de março de 2013.

O cónego Manuel Nunes Formigão, conhecido como o ‘Apóstolo de Fátima’, nasceu em Tomar, no primeiro dia de 1883; faleceu a 30 de janeiro de 1958.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top