Porto: Irmandade dos Clérigos vai reforçar «internacionalização» do monumento

Através da união com algumas das torres mais importantes da Europa

Porto, 27 ago 2015 (Ecclesia) – A Irmandade dos Clérigos quer reforçar a “internacionalização” do monumento através de uma parceria com algumas das torres mais importantes da Europa.

Segundo um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o projeto deverá ser apresentado este sábado a partir das 10h00, junto à porta principal dos Clérigos e envolverá “numa primeira fase” a Torre do Big Ben, de Inglaterra, e depois também a Torre Eiffel, de França, a Torre de Pisa, de Itália e a Torre de La Giralda, de Espanha.

Na mesma ocasião, o presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Américo Aguiar, vai receber os irmãos Rodrigo e Afonso Liberal, que no dia 8 de agosto se fizeram à estrada para ligarem o Big Ben à Torre dos Clérigos, num percurso com mais de 2300 quilómetros.

Uma viagem com cariz solidário, já que o objetivo é apoiar a instituição portuguesa “Operação Nariz Vermelho”, que atua junto de crianças em meio hospitalar, e a “Theodora Children's Charity”, organismo britânico também dedicado aos mais novos, mas neste caso com deficiência.

Esta quarta-feira, o padre Américo Aguiar encontrou-se com os dois irmãos na Galiza, Espanha, junto à Catedral de Santiago de Compostela.

Uma deslocação que serviu sobretudo para o sacerdote transmitir “força, ânimo e motivação” aos ciclistas nestes últimos dias de esforço.

Rodrigo e Afonso Liberal partilharam também algumas ideias acerca da experiência que têm vivido, “muito dificultada pelas condições do tempo”, uma vez que o “vento e a chuva” foram “uma constante nos 4 países que atravessaram”, (Inglaterra, França, Espanha e Portugal).

Fatores que terão influenciado a duração do percurso, que tinha chegada prevista no Porto para esta sexta-feira, dia 28 de agosto.

A “travessia dos Picos da Europa” foi “o momento mais difícil mas também o mais belo” para os dois irmãos, que garantiram a sua chegada para sábado, “à hora marcada”.

A Irmandade dos Clérigos informa que “quem quiser acompanhar os irmãos Liberal nos últimos quilómetros” poderá fazê-lo num “ponto de encontro” já devidamente estabelecido, junto ao Farol de Leça da Palmeira, a partir das 9h00 deste sábado.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top