Porto, 09 dez 2015 (Ecclesia) – O Presidente da Irmandade dos Clérigos entregou um donativo de 12 mil Euros à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), numa iniciativa no contexto do peditório nacional desta instituição.
O padre Américo Aguiar na cerimónia destacou o “excelente trabalho” desenvolvido em Portugal pela LPCC, nomeadamente o “voluntariado junto da comunidade, em particular no apoio aos doentes oncológicos e suas famílias”.
“Um trabalho que pretendemos continuar a apoiar com a ajuda de todos aqueles que nos visitam”, acrescentou o presidente da Irmandade dos Clérigos.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Irmandade contextualiza que o valor de 12 mil euros entregue à LPCC foi o resultado angariado na bilheteira da Torre dos Clérigos, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.
Em representação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o presidente do Núcleo Norte e secretário nacional, alertou que “morrem 42 mil pessoas por ano em Portugal com cancro”, um “número assustador”.
“Se não forem tomadas medidas na prevenção a nível mundial, na Europa e mesmo a nível nacional, a Organização Mundial da Saúde estima que o número de mortes aumente para o dobro”, revelou Vítor Veloso.
A nível mundial, contextualizou o secretário nacional da LPCC, “todos os dias” morrem 7,6 milhões de pessoas com cancro, “um número catastrófico”, sendo a incidência de “12,7 milhões de novos” casos.
O comunicado da Irmandade dos Clérigos informa ainda que, desde abril, têm promovido um “conjunto de iniciativas solidárias” para instituições da cidade, do país e do mundo.
Desta forma, a Torre dos Clérigos junta a “força” da sua marca e da operação turística” que desenvolve e já apoiou o Instituto Português de Oncologia; a Liga dos Bombeiros Portugueses; a Operação Nariz Vermelho e a Cáritas da Jordânia.
CB