Porto, 23 fev 2017 (Ecclesia) – O Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, polo do Porto, promove hoje uma homenagem ao neurocirurgião João Lobo Antunes, falecido recentemente.
A cerimónia que começa, às 15:00, integra “dois momentos musicais e conta com um conjunto de painéis centrados nos diferentes campos de atividade do neurocirurgião”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O evento abre com um momento musical, que tem como protagonista Pedro Monteiro, no piano e ainda antes da sessão «In Memoriam», tem lugar uma breve intervenção de Manuel Afonso Vaz, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, e de Ana Sofia Carvalho, diretora do Instituto de Bioética da instituição.
Após a sessão de apresentação, segue-se um conjunto de painéis que abordam os diferentes campos de atividade do neurocirurgião.
A influência do seu exercício como presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, a ética médica, o escritor e o editor, o renovador da neurociência e o gestor científico marcam as palestras apresentadas por diferentes personalidades: Jorge Soares, Rui Vaz, Manuel Silvério Marques, Guilherme Valente e Maria do Carmo Fonseca.
A sessão de encerramento conta com a presença de Walter Osswald.
LFS