Porto: Igreja Ortodoxa acolhe celebração pela unidade dos cristãos

Iniciativa acontece no Oitavário de oração

Porto, 24 jan 2014 (Ecclesia) – A comissão ecuménica diocesana do Porto vai hoje realizar a celebração pela Unidade dos Cristãos na Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Moscovo.

A celebração vai decorrer na Igreja das ex-oficinas de São José, às 21h30, na cidade do Porto, no âmbito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que este ano tem como lema “Estará Cristo dividido?”, retirado da 1 Carta aos Coríntios, refere uma nota publicado no portal da diocese do Porto.

Na diocese do Porto outros locais receberam celebrações da Unidade dos Cristãos, como por exemplo em Paços de Ferreira, no dia 18 de janeiro, e em Vila Nova de Gaia e Oliveira do Douro no dia 22 de janeiro, entre outros.

No dia 4 de fevereiro, às 21h00, o professor José Eduardo Borges de Pinho, da Universidade Católica, vai estar no Centro de Cultura Católica-Casa da Torre da Marca no Porto, onde vai orientar uma comunicação seguida de diálogo subordinada à temática “Igreja Católica e ecumenismo: problemas e perspetivas na atual situação”.

A Conferência Episcopal Portuguesa e o Conselho Português das Igrejas Cristãs publicaram recentemente a versão portuguesa do guião com os materiais para animação pastoral da referida Semana da Unidade.

O guião, passível de ser usado em todas as paróquias e comunidades, disponibiliza o texto bíblico que serve de base à temática deste ano, uma reflexão sobre o mesmo, uma proposta de celebração ecuménica, breves reflexões bíblicas e orações para cada um dos dias da semana da unidade e uma cronologia básica do percurso do movimento ecuménico.

No dia 25 de janeiro, na Catedral da Igreja Lusitana de S. Paulo, em Lisboa, vai decorrer a celebração nacional pela unidade dos cristãos, onde os responsáveis das Igrejas Cristãs, vão assinar um documento para reconhecimento mútuo do Sacramento do Batismo.

“Alegramo-nos por estes sinais da vivência ecuménica das Igrejas”, regozija-se a Comissão Ecuménica Diocesana do Porto, numa nota publicado no portal da diocese.

MD

 

Partilhar:
Scroll to Top