Iniciativa de centro universitário animado pelos Jesuítas
Porto, 12 nov 2018 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão e Encontro Universitário (CREU) ,animado pelos Jesuítas, promoveu no Porto um Fórum de reflexão e debate que reuniu cerca de 300 jovens.
A iniciativa, que decorreu este sábado, teve como objetivo fomentar “um debate aberto, uma conversa franca sobre a juventude e todos os mundos que são tocados pela juventude”, explicou ao jornal ‘Voz Portucalense’ o diretor do Creu, padre Carlos Carneiro.
Em cima da mesa estiveram temas ligados ao “mundo da família, o mundo da escola, o mundo dos amigos, o mundo da política, da arte”.
A iniciativa dos grupos de jovens animados pelos jesuítas no Porto teve um caráter transversal procurando reunir famílias, pré-universitários, universitários, profissionais, educadores, sacerdotes e outros, refletindo sobre o tema da juventude.
O provincial da Companhia de Jesus em Portugal, o padre José Frazão, que foi um dos oradores neste Fórum, sublinhou que a escuta dos jovens implica a existência de “meios” e “práticas” que permitam “iniciar e acompanhar processos”.
D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar do Porto, encerrou este Fórum apresentando uma comunicação na sua qualidade de delegado da Conferência Episcopal Portuguesa ao recente Sínodo dos Bispos sobre os jovens, que decorreu em outubro, no Vaticano.
OC