Jovens cristãos vão conversar com o bispo de Erbil, D. Bashar Al Warda
Lisboa, 26 out 2024 (Ecclesia) – O Fórum Ecuménico Jovem (FEJ), o encontro anual que congrega jovens cristãos de diferentes Igrejas e comunidades em Portugal, realiza-se hoje, dia 26 de outubro, a partir das 10h00, no centro ‘Perpétuo – Educação e Cultura’, no Porto.
A 23.ª edição do Fórum Ecuménico Jovem tem como tema a citação bíblica ‘Firmes na liberdade’, da Carta de São Paulo aos Gálatas, livro do Novo Testamento.
Segundo o programa, após o acolhimento, os participantes vão refletir sobre o tema ‘firmes na liberdade’ (10h30), e dialogar, sobre ‘uma liberdade não garantida’, com o bispo de Erbil (Iraque), D. Bashar Al Warda (11h00), antes de ajudarem a construir o mural ‘liberdade’.
Da parte da tarde, após o almoço partilhado entre todos os participantes, os jovens vão ter workshops ‘livres para quê?’ (14h30), até à celebração de envio, às 16h00, que marca o encerramento do 23.º Fórum Ecuménico Jovem
O FEJ2024 é um regressa ao Porto e realiza-se no centro ‘Perpétuo – Educação e Cultura’, instituição que desenvolve a sua ação nas áreas da educação e do apoio aos idosos, “tendo sempre como ideal e prática o amparo e assistência aos mais necessitados” (Rua de Costa Cabral, 128).
O Fórum Ecuménico Jovem é organizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) da Igreja Católica em Portugal, pelo Departamento da Juventude Metodista Portuguesa, a Pastoral de Jovens da Igreja Presbiteriana, o Secretariado Juvenil da Igreja Lusitana (Igreja Anglicana), e a Sociedade Bíblica Portugal.
Este encontro “é um movimento ecuménico com o propósito de juntar os jovens cristãos a louvarem e servirem juntos”, explicam sobre esta organização conjunta entre diferentes Igrejas Cristãs.
O Fórum Ecuménico Jovem (site, Facebook, Instagram) nasceu com o objetivo comum de pensar o trabalho ecuménico com os jovens através de representantes dos departamentos juvenis de várias de Igrejas cristãs – Igrejas Católica, Lusitana, Metodista e Presbiteriana – com presença histórica em Portugal.
A primeira reunião realizou-se no Seminário de Leiria, em 1999, quando foi criada uma equipa ecuménica juvenil, na sequência da II Assembleia Ecuménica Europeia, que decorreu um ano antes na cidade austríaca de Graz.
CB