Padre Joaquim Cunha, de 105 anos, tinha sido ordenado presbítero a 8 de agosto de 1937
Porto, 08 ago 2017 (Ecclesia) – O padre Joaquim Cunha, sacerdote mais idoso de Portugal, faleceu hoje aos 105 anos de idade.
A informação foi avançada durante a Missa exequial de D. Manuel Martins no Mosteiro de Leça do Balio, na Diocese do Porto.
O sacerdote tinha celebrado em agosto 80 anos de ordenação sacerdotal; nessas décadas, serviu as Paróquias de Valbom, Tabuado e Rio de Galinhas.
As exéquias solenes vão ser celebradas na igreja de Cedofeita, esta quinta-feira, às 10h30, com a presidência de D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, adiantou a diocese.
A 13 de maio, durante a sua visita a Portugal, o Papa Francisco cumprimentou o padre Joaquim Pereira da Cunha, que foi apresentado então como "memória viva” da diocese nortenha.
A saudação do Papa decorreu junto à Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, antes de um momento de oração junto ao túmulo dos Pastorinhos, oferecendo ao sacerdote um terço e a medalha do pontificado.
O padre Joaquim Pereira da Cunha estava numa cadeira de rodas, na qual aguardou pela chegada do Papa, na Basílica.
Ordenado sacerdote no dia 8 de agosto de 1937, o padre Joaquim Pereira da Cunha nasceu no dia 8 de julho de 1912 em Mesquinhata, no Concelho de Baião, e residia no Porto, na Casa Sacerdotal da diocese.
O sacerdote mais idoso neste momento é monsenhor Joaquim Fernandes, da Arquidiocese de Braga, nascido a 6 de setembro de 1916.
OC