D. Manuel Linda destacou o serviço do sacerdote à paróquia, à Igreja e à sociedade
Porto, 02 abr 2025 (Ecclesia) – O padre Fernando Campos, antigo pároco de Esmoriz (Ovar), faleceu aos 92 anos de idade, esta terça-feira, dia 1 de abril, na Casa Sacerdotal, informa a Diocese do Porto, em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
O bispo do Porto, D. Manuel Linda, exprimiu ação de graças pelo serviço à paróquia, à Igreja e à sociedade, do padre Fernando Campos, no funeral do sacerdote que presidiu, na manhã desta quarta-feira, dia 2 de abril, na igreja paroquial de Esmoriz.
O padre Fernando Dias da Costa Campos faleceu aos 92 anos de idade, no dia 1 de abril, na Casa Sacerdotal da Diocese do Porto, onde residia.
Dos vários serviços que o padre Fernando Campos assumiu na Diocese do Porto destaca-se a missão de pároco de Esmoriz, no concelho de Ovar, ao longo de 48 anos, de 1971 até 2019, e nesse período desempenhou “em sucessivos mandatos” a missão de Vigário da Vara e de assistente do Corpo Nacional de Escuteiros da Região sul.
A Junta de Freguesia de Esmoriz manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento do Padre Fernando Campos, “figura incontornável da comunidade, que durante 48 anos serviu Esmoriz com dedicação, humanidade e espírito de missão”, enquanto o jornal ‘A Voz de Esmoriz’ recorda “quase meio século de missão paroquial”.
“Conquistou o respeito e a admiração dos Esmorizenses, não apenas como pároco, mas como um verdadeiro guia espiritual e um homem de forte convicções e valores inabaláveis. Soube ser um pastor atento ao seu rebanho, acompanhando a comunidade nos seus desafios e nos seus momentos mais marcantes, sempre com um coração disponível”, desenvolve a Junta de Freguesia de Esmoriz, na sua página oficial na rede social Facebook.
O padre Fernando Dias da Costa Campos nasceu no dia 29 de setembro de 1932, natural de São Martinho de Bougado (Trofa), e frequentou os seminários da Diocese do Porto, tendo sido ordenado presbítero a 5 de agosto de 1956.
O sacerdote foi vigário cooperador em Santo Tirso, e capelão do Colégio das Franciscanas de Santa Cristina do Couto, depois nomeado párodo de Malta (Vila do Conde), onde foi assistente da Organização Agrícola de Vila do Conde.
Em 1966, o padre Fernando Campos assumiu a missão de diretor espiritual do Seminário de Vilar, no Porto, e de professor de Educação Moral no então Liceu D. Manuel II, a atual Escola Rodrigues de Freitas, perto da igreja de Cedofeita.
CB