
Porto, 28 out 2025 (Ecclesia) – O padre António de Brito Peres faleceu aos 85 anos de idade, este sábado, dia 25 de outubro, no lar da Santa Casa Misericórdia de Arouca, informou a Diocese do Porto.
“Foi sempre sacerdote dedicado e atencioso, imbuído do espírito do Concílio Vaticano II, refletindo e aprofundando as suas orientações, através de múltiplas ações de formação em que participava e do estudo dos documentos conciliares e teológicos”, destaca a Diocese do Porto, numa nota enviada à Agência ECCLESIA, esta terça-feira, dia 28 de outubro.
O padre António de Brito Peres, de 85 anos de idade, nasceu no dia 25 de agosto de 1940, na Freguesia arouquense de Santa Eulália, e faleceu na manhã do dia 25 de outubro de 2025, no lar da Santa Casa Misericórdia de Arouca.
António de Brito Peres foi ordenado sacerdote no dia 4 de agosto de 1963, após a formação nos Seminários do Porto e a conclusão do curso teológico, nesse mesmo ano.
O padre António de Brito Peres, “pela diminuição das forças físicas e psíquicas”, assumiu a missão de capelão da Santa Casa da Misericórdia de Arouca, em julho de 2005, e residiu no lar desta instituição; foi vigário da Vara da Região Pastoral Sul, entre 2004 e 2008, e foi pároco da Vila de Arouca, e das paróquias de Santa Eulália e de Janarde, desde 1996, antes, esteve ao serviço da Paróquia de Miragaia, no centro histórico do Porto, nomeado em 1975, e foi cooperador do pároco da Senhora da Conceição.
O sacerdote da Diocese do Porto esteve ligado à formação nos seminários diocesanos – o Seminário do Sagrado Coração de Jesus (três anos), foi vice-reitor (cinco anos) do Seminário do Paraíso, na Foz do Douro, e diretor espiritual do Seminário de Vilar; foi também assistente da JEC – Juventude Escolar Católica, e professor de Religião e Moral no Liceu de D. Manuel II.
O funeral do padre António de Brito Peres realizou-se no dia 26 de outubro, na igreja paroquial de Santa Eulália, em Arouca, e foi presidido pelo bispo auxiliar do Porto, D. Roberto Mariz, que na homilia recordou os momentos significativos da vida pastoral, “particularmente o sentido da espiritualidade e dedicação ao serviço pastoral”;
A Diocese do Porto, através do seu jornal ‘Voz Portucalense’, informa que participaram nesta celebração sacerdotes da Vigararia de Arouca-Vale de Cambra, outros padres, e amigos ligados ao percurso sacerdotal do padre António de Brito Peres, que foi sepultado no cemitério paroquial de Santa Eulália.
CB
Notícia atualizada às 12h21
