Oliveira de Azeméis, 01 dez 2025 (Ecclesia) – O padre Albino de Almeida Fernandes faleceu no dia 28 de novembro, aos 91 anos de idade, no lar da Paróquia de Oliveira de Azeméis, onde residia, informou hoje a Diocese do Porto.
Natural da paróquia de Chave (Arouca), onde nasceu a 27 de janeiro de 1934, o sacerdote frequentou os seminários do Porto e recebeu a ordenação presbiteral a 4 de agosto de 1957, na Catedral da diocese.
O seu percurso pastoral iniciou-se em 1957 como pároco de Cabreiros e Albergaria das Cabras (atual Albergaria da Serra), missão que desempenhou durante seis anos.
Em 1963, assumiu a paróquia de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira), acumulando posteriormente com a comunidade de Macieira de Sarnes (Oliveira de Azeméis).
A sua missão mais prolongada começou em 1977, quando foi nomeado pároco da cidade de Oliveira de Azeméis, serviço que manteve ao longo de 41 anos, até outubro de 2018, tendo também desenvolvido atividade pastoral no Santuário de Nossa Senhora de La Salette.
Segundo nota enviada à Agência ECCLESIA, o ministério do padre Albino Fernandes distinguiu-se pela dedicação aos movimentos juvenis, nomeadamente através da organização de campos de férias anuais na Serra da Freita e na sua casa paterna, iniciativas que marcaram várias gerações.
As exéquias fúnebres foram celebradas em Oliveira de Azeméis, sob a presidência de D. Roberto Mariz, bispo auxiliar do Porto, reunindo dezenas de sacerdotes, autoridades autárquicas e a comunidade local.
O corpo do sacerdote foi sepultado no cemitério de Chave, em jazigo de família, após uma celebração de despedida na sua terra natal.
OC
