Porto: Faleceu monsenhor Domingos Jorge Duarte do Aido

Porto, 28 set 2023 (Ecclesia) – O monsenhor Domingos Jorge Duarte do Aido, pároco de São Miguel da Maia, faleceu aos 79 anos de idade, na segunda-feira, dia 25 de setembro, o funeral realizou-se esta quarta-feira, informa a Diocese do Porto.

“Um dos seus órgãos de valorização pastoral foi a publicação dos Boletins paroquiais Jornal da Paróquia da Maia e do Boletim de informação da Paróquia de Gemunde. Foi nos seus dias, até à doença final, ao longo de mais de trinta anos, que acompanhou a paróquia da Maia, na cidade e sede de concelho”, destaca a Diocese do Porto.

Monsenhor Domingos Jorge Duarte do Aido, que recebeu a Medalha de Mérito do Município da Maia, a 19 de junho de 2020, nasceu no dia 10 de agosto de 1944, na freguesia de Cabreiros, no concelho de Arouca.

Frequentou os Seminários do Porto e foi ordenado presbítero a 12 de julho de 1970, das tarefas pastorais a diocese recorda que foi educador e professor no Seminário do Bom Pastor (1969-1974), depois ecónomo (1985), foi nomeado administrador paroquial de São Miguel da Maia, em 1989, e, no ano seguinte, pároco, funções que “conservou até à sua morte”, esta segunda-feira.

O padre Domingos Jorge Duarte do Aido foi também assistente do núcleo litoral do Corpo Nacional de Escutas, e capelão da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Maia, membro do Conselho Presbiteral, em dois mandatos, e, em abril de 2022, foi designado Monsenhor, capelão do Papa.

Da sua ação como pároco a Diocese do Porto informa que “importa realçar” a construção da igreja da São Miguel da Maia, e “sucessivas transformações”, como a bênção do Papa João Paulo II, a edificação de obras litúrgicas, como os vitrais, a imagem de Nossa Senhora, e, nos últimos anos, a construção e instalação do “grande Órgão de tubos, para a liturgia e para numerosos concertos”.

O Monsenhor Domingos Jorge Duarte do Aido faleceu aos 79 anos de idade, no dia 25 de setembro; o bispo do Porto, D. Manuel Linda, presidiu ao funeral, esta quarta-feira, seguindo para a sua terra natal, em Cabreiros, Arouca, lê-se no sítio online da diocese.

CB

Partilhar:
Scroll to Top