Celebração dos «frágeis» contou este ano com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima
Santa Maria da Feira, Aveiro, 18 abr 2016 (Ecclesia) – A Diocese do Porto reuniu este domingo mais de 10 mil pessoas na ‘Peregrinação dos Frágeis’, iniciativa dedicada a idosos e doentes, que em 2016 integrou o calendário da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
A cerimónia presidida pelo bispo diocesano, D. António Francisco dos Santos, decorreu no Europarque, em Santa Maria da Feira (Distrito de Aveiro, Diocese do Porto), inserindo-se ainda na celebração do Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco.
Na homilia da Missa, o bispo do Porto sublinhou a necessidade de “ternura” com aqueles que mais sofrem, pedindo aos membros do clero que tenham uma “disponibilidade permanente” para as pessoas.
D. António Francisco dos Santos dirigiu-se diretamente aos idosos e doentes presentes na assembleia: “Não sois esquecidos, sois amados, tendes um lugar especial”.
A intervenção lamentou que a sociedade coloque “de lado” os que não têm saúde, provocando a “solidão” e a sensação de serem um “peso” para os outros.
“A Igreja quer aprender convosco a cuidar melhor daqueles que são os seus membros”, prosseguiu.
Evocando a recente visita do Papa à ilha grega de Lesbos, o bispo do Porto recordou quem não tem paz, casa ou liberdade.
A Missa, com a presença de várias pessoas com deficiência, teve tradução para língua gestual portuguesa.
A iniciativa contou com a participação de centenas de voluntários das várias paróquias da Diocese do Porto, empenhados na organização desta ‘Peregrinação dos Frágeis’, com o tema ‘Contemplando o Rosto de Cristo, vivemos a Misericórdia de Deus’.
No final da celebração, o coordenador desta peregrinação, Américo Lisboa, agradeceu a atenção e acompanhamento do bispo do Porto, o qual recebeu como presente uma ovelha, simbolizando a sua atitude de “pastor”.
OC