Porto: Diocese promove formação e sensibilização para «cuidado dos menores e frágeis»

D. Manuel Linda diz que Igreja está «fortemente empenhada na erradicação de todo e qualquer género de abusos»

Porto, 06 jan 2022 (Ecclesia) – A Diocese do Porto vai promover em janeiro uma ação de formação, em duas sessões, dedicada ao “cuidado de menores e frágeis”, assumindo como objetivo a “erradicação” de quaisquer abusos.

“A nossa Diocese do Porto está fortemente empenhada na erradicação de todo e qualquer género de abusos cometidos sobre menores e frágeis, concretamente de natureza sexual. Queremos fazer desta uma ‘Diocese segura’, para que os pais confiem os seus filhos, crianças e adolescentes, sem qualquer reserva ou temor”, escreve D. Manuel Linda, numa carta dirigida aos sacerdotes e diáconos, aos responsáveis dos secretariados, movimentos e obras.

As ações vão decorrer, entre as 09h30 e as 12h30, a dia 21 de janeiro, no Centro Pastoral de Oliveira do Douro – Vila Nova de Gaia; e no dia 28 de janeiro, no Centro Pastoral de Paredes.

“A via mais eficaz é a formação dos agentes pastorais, quer para se evitarem comportamentos inadequados, quer para ajudar os menores na sua própria autodefesa. Esta é uma tarefa de toda a comunidade, mas a começar pelos agentes pastorais que mais lidam com este grupo etário”, indica D. Manuel Linda.

O bispo do Porto solicita aos párocos e capelães que divulguem esta ação de formação.

OC

Partilhar:
Scroll to Top