Porto, 17 set 2016 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano de Liturgia do Porto quer reativar o Serviço Diocesano de Música Litúrgica, no Ano Pastoral 2016-17, e antes vai reunir com os responsáveis da Música Litúrgica e hoje realiza dois dos quatro encontros agendados.
O diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia do Porto explica que vai ser a partir da auscultação aos responsáveis pelos coros – diretores, organistas, coordenadores, entre outros – e em “resposta às solicitações e necessidades” que será elaborado um primeiro plano de intervenção.
No sítio online da Diocese do Porto, o cónego João da Silva Peixoto informa que já estão agendados quatro encontros regionais para responsáveis da música litúrgica das paróquias, reitorias e capelanias: Hoje, às 9h30, reúnem-se os responsáveis da música litúrgica da Região Pastoral Nascente no Centro Pastoral em Penafiel, enquanto a Região Pastoral Sul tem encontro marcado no salão paroquial de São João da Madeira.
De recordar que a 10 de setembro reuniu a Região Pastoral do Grande Porto, na Casa Diocesana de Vilar, e a Região Pastoral Norte, no Centro Paroquial em Santo Tirso.
“Auguramos a retoma do movimento de renovação litúrgico-musical que tão bons frutos deu na nossa Igreja Portucalense para a glória de Deus e a santificação dos homens”, assinala o sacerdote.
O cónego João da Silva Peixoto contextualiza que o Serviço Diocesano de Música Litúrgica renovou na Diocese do Porto a “prática da música litúrgica” após o Concílio Vaticano II – foram criados “repertórios, instituíram-se coros, recuperou-se e ampliou-se o património organístico”.
“Sobretudo, formaram-se organistas, diretores de coro e assembleia e outros agentes ministeriais da música litúrgica que, por sua vez, se multiplicaram em coros dinâmicos e assembleias participantes”, sublinhou.
Segundo o diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia do Porto, a reativação do Serviço de Música Litúrgica, durante o novo ano pastoral, “insere-se bem” na dinâmica do plano 2016-17 dessa Igreja local e que tem como lema ‘Com Maria, renovai-vos nas fontes da alegria’.
CB