D. António Francisco quer uma Igreja «mobilizada, aberta e disponível»
Porto, 10 out 2015 (Ecclesia) – O bispo do Porto afirmou à Agência ECCLESIA que a diocese está “em caminhada, preparada, mobilizada e motivada para iniciar um tempo de sínodo” em 2020.
D. António Francisco disse, à margem da apresentação do livro “Ideias Fundamentais” dos Cursilhos de Cristandade, que decorreu na Casa Diocesana de Vilar esta quinta-feira, que está em curso o Plano Diocesano Pastoral 2015-2020, a que se seguirá a realização do sínodo, que serão “outros cinco anos”.
“A Igreja do Porto está mobilizada, aberta e disponível. Agora é preciso ao longo destes anos implementar formas para que a comunhão, a unidade e sintonia se transformem num caminho que a todos nos envolva, motive e mobilize”, referiu.
Entre 2015-2020 a diocese vai viver o lema ‘A alegria do Evangelho é a nossa missão’ que tem especificidades em subtemas com etapas anuais, “metas traçadas, objetivos definidos, caminhos propostos, atividades programadas”.
“Felizes os misericordiosos! (2015/2016); Renovai-vos nas fontes da alegria! (2016/2017); Movidos pelo amor de Deus, com Maria, Mãe da Igreja! (2017/2018); Todos discípulos missionários! (2018/2019) e Um caminho sinodal aberto a todos! (2019/2020)”.
O Plano Diocesano Pastoral foi apresentado no mês de julho último, após “um longo processo, que levou um ano e que quis envolver toda a diocese na sua preparação”, recordou o bispo do Porto.
“Quisemos apresentar o Plano Diocesano de Pastoral no dia 10 de julho para que possa inspirar a organização dos planos paroquiais de pastoral, dos secretariados e movimentos”, disse D. António Francisco.
“A alegria do Evangelho é a nossa missão, queremos proclamar que felizes são os que acolhem a misericórdia de Deus e a realizam através das obras de misericórdia, ajudados pela visita da virgem peregrina da Imagem de Nossa Senhora de Fátima”, sublinhou o bispo do Porto.
CB/PR