Padre Jorge Nunes convida a colocar nas «preces um apelo à paz, à paz no mundo», para descobrir «ainda mais esta paz que é Jesus Cristo»

Paris, 31 dez 2025 (Ecclesia) – O diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) do Porto destaca o incentivo “a procurar Jesus Cristo” e o apelo à paz do Encontro Europeu de Jovens, da Comunidade Ecuménica de Taizé, que está a decorrer em Paris, na França.
“O frio desta cidade não arrefeceu os nossos corações, bem pelo contrário, tornaram-nos ainda mais quentes neste anúncio do Menino Deus que somos convidados a partir da ‘Cidade de Luz’ a anunciar, mas também Cristo ressuscitado, Ele que é a luz do mundo”, disse o padre Jorge Nunes, em declarações à Agência ECCLESIA, a partir de Paris.
A comunidade ecuménica francesa de Taizé está a realizar o seu Encontro Europeu de Jovens de final de ano em Paris e na região da Île-de-France, com o tema ‘Chamados a acolher-nos uns aos outros’, desde domingo, 28 de dezembro, e termina no primeiro dia do novo ano, a 1 de janeiro de 2026.
“Estão a ser dias intensos, numa mensagem muito forte que os irmãos da Taizé quiseram renovar neste país em que eles têm a sua comunidade, neste país onde eles nasceram. Uma mensagem muito forte para continuarmos a procurar a Jesus Cristo, para continuarmos a querer muito perceber onde Ele mora”, explica o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto.
O 48.º Encontro Europeu de Jovens mobilizou cerca de 15 mil jovens, destes 10 mil com idades entre os 18 e os 35 anos, provenientes de toda a Europa, cerca de cinco mil de Paris e da região da Île-de-France, “1000 são ucranianos”, e cerca de 50 participantes da Diocese portuguesa do Porto.
“Mantemos a esperança destes peregrinos de esperança para que possamos viver cada vez mais esta vivência dos irmãos de Taizé, a quem saudamos, mas também a todos aqueles peregrinos que quiseram deixar o conforto dos seus lados para virem até aqui, até esta cidade-luz, para sairmos daqui como luz e luz de Cristo, para anunciarmos o menino Deus, mas também a Cristo ressuscitado a todos os povos.”
O padre Jorge Nunes destacou também o “apelo a que a guerra no mundo termine”, e, de modo particular, têm “rezado pelo fim da guerra na Ucrânia, e esse pedido tem sido bastante presente, nas orações da manhã, quer nas orações do meio-dia, quer nas orações da noite”.
“Uma mensagem imensamente forte que a Comunidade de Taizé mais uma vez nos deixa que todos nós procuremos a Jesus Cristo, mas também neste querer imenso que a guerra no mundo acabe”, salienta.
Neste sentido, o diretor do Secretariado da Pastoral Juvenil do Porto fez também um “convite muito forte” a todas as pessoas que coloquem nas suas “preces um apelo à paz, à paz no mundo”, para descobrirem “ainda mais esta paz que é Jesus Cristo”.
Na noite desta terça-feira, o prior da Comunidade Ecuménica de Taizé anunciou que o próximo Encontro Europeu de Jovens vai regressar à Polónia, a cidade de Łódź vai acolher a 49.ª edição desta ‘Peregrinação da Confiança’, de 28 de dezembro de 2026 a 1 de janeiro de 2027.
O irmão Matthew publicou a sua ‘Carta 2026’ a partir da pergunta ‘O que procuras?’, inspirado nas primeiras palavras de Jesus no Evangelho de João, e da partilha de seis jovens voluntários, de países de quatro continentes, a essa questão: O silêncio, a alegria, um sentido, um mundo justo, a comunidade e a paz.
Esta ‘Peregrinação de Confiança através da Terra’ dos monges de Taizé já passou por Portugal, Lisboa recebeu o Encontro Europeu de Jovens em 2004/2005, e o Porto acolheu um encontro ibérico, em 2010.
A Comunidade Ecuménica de Taizé, a cerca de 360 quilómetros de Paris, congrega monges de várias Igrejas Cristãs e de mais de 30 países, incluindo Portugal, foi fundada a 20 de agosto de 1940, por Roger Schutz, pastor protestante suíço, para começar a acolher perseguidos políticos, judeus e, mais tarde, prisioneiros alemães.
PR/CB



