Os «Peregrinos de Esperança: Rumo a Fátima» vão viajar em «362 autocarros e tantas viaturas particulares»
Porto, 16 set 2025 (Ecclesia) – A Diocese do Porto informa que mais de 18 mil pessoas responderam ao convite do seu bispo e inscreveram-se na Peregrinação Jubilar diocesana ao Santuário de Fátima, que vão realizar este sábado, dia 20 de setembro.
“Estão inscritas 18682 pessoas na Peregrinação Jubilar da diocese do Porto ao Santuário de Fátima. Números que revelam a mobilização e a participação dos diocesanos do Porto neste momento tão significativo do Ano Santo de 2025”, destaca o jornal ‘Voz Portucalense’.
Este sábado, o transporte dos peregrinos para o santuário mariano da Cova da Iria vai ser assegurado por “362 autocarros e tantas viaturas particulares”, e a Diocese do Porto destaca ainda a participação de 166 presbíteros, 52 diáconos, 734 acólitos e 171 doentes/frágeis, acrescenta o jornal diocesano.
O bispo do Porto, numa mensagem vídeo, convidou a diocese a participar nesta peregrinar diocesana no âmbito do Jubileu 2025, e explicou que “queria que fosse uma enormíssima manifestação de piedade popular, de confiança na Mãe de Jesus”.
D. Manuel Linda pediu que “todos, mesmo com algum sacrifício, se desloquem”, e participem nesta peregrinação para que a “Diocese do Porto possa repetir aquilo que foi tão belo em 2017”.
“É toda a Diocese que se honra de ter uma mãe, de viver esse carinho da mãe e de ir lá cumprimentá-la. Posso contar com vocês? Assim espero. Se Deus quiser, lá nos encontraremos. Felicidades”, concluiu o responsável diocesano, na mensagem divulgada nos primeiros dias de junho.
A Peregrinação Jubilar da Diocese do Porto ao Santuário de Fátima começa com a concentração junto à Cruz Alta, pelas 09h30, segue-se a recitação do Terço, às 10h00, e a Eucaristia, uma hora depois, às 11h00, no recinto de oração.
As paróquias podem levar o Estandarte do Padroeiro, e integram a procissão inicial.
Do programa da peregrinação do Porto ao santuário jubilar de Fátima consta também a consagração a Nossa Senhora e a Bênção dos Doentes.
O Ano Santo 2025 foi proclamado pelo Papa Francisco na bula intitulada ‘Spes non confundit’ (A esperança não engana) e está a ser continuado por Leão XIV.
O 27.º jubileu ordinário da história da Igreja Católica teve início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, e termina no dia 6 de janeiro de 2026.
LJ/LFS/CB